Corrida e idosos: os segredos para chegar aos 60 anos com vitalidade



Envelhecer com saúde é uma das maiores preocupações das pessoas. Exames de rotina, alimentação regrada e exercícios físicos fazem parte da receita de todos os médicos para passar dos 50 anos com vitalidade. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na Meia Maratona da Geleira, realizada no último dia 6 no Parque Nacional Los Glaciares da cidade de El Calafate, na Patagônia argentina, um paraíso cercado de geleiras e natureza exuberante por todos os lados. E a exuberância também era notada naqueles que já passaram da metade da vida. Corredores na faixa dos 60 anos davam aula de alegria e disposição a quem simplesmente passava por eles. Pedro Marcondes, de 60 anos, já correu 18 maratonas e não se cansa de disputar meias: já foram mais de 150 em 40 anos de esporte.

Vera Lucia Kocerka superou problemas de saúde e a morte do marido, e segue correndo (Foto: Bebel Clark)

Já corri no mundo inteiro, porque eu não gosto de repetir provas. O melhor costume que eu coloquei na minha vida foi a corrida. Deixa a cabeça arejada, é uma terapia. Eu estou envelhecendo e vou envelhecer correndo. Me sinto muito bem, e cada dia melhor assim.

Exatamente como Pedro se sente, a psicanalista argentina Noemi Lama, de 65 anos, afirma que o maior segredo da corrida é a geração de endorfina. Estou envelhecendo e vou envelhecer correndo"Pedro Marcondes

Como psicanalista, sei da importância da endorfina. É um antidepressivo natural que ajudam muito, por isso estamos sempre alegres e com muita energia. Os esportistas não são deprimidos, são felizes, é fácil perceber. Com a endorfina, tenho muito mais energia para fazer o que eu quero, estudar e trabalhar. Mesmo hoje, ainda trabalho muito. A sensação de poder é indescritível.

A aposentada Adriana Gomez, de 59 anos, concorda com a amiga Noemi. Treinar todos os dias, alterando corrida, ciclismo e natação, a faz se sentir mais nova.- Sinto que tenho muito mais vitalidade do que outras pessoas da minha idade. Minha resistência é imensa, parece que nunca me canso. Me sinto ótima, plena, e é a atividade física que me ajuda.

Quem está sedentário e quer começar a correr, precisa recorrer a um acompanhamento profissional primeiro, para evitar qualquer tipo de problema. É o que explica a fisioterapeuta Raquel Castanharo, colunista do EU ATLETA.
Pedro (casaco preto à esq.) e José Renato
(casaco vermelho) após a prova (Foto: Bebel Clark)

A prática de corrida de rua é benéfica para pessoas acima de 60 anos, pois melhora a condição cardiorrespiratória e a qualidade de vida. A ideia de que idoso só deve fazer hidroginástica ficou para trás. Porém, para os sedentários que querem começar, é importante um acompanhamento profissional para que a atividade seja prescrita de forma gradativa e respeitando a individualidade do corpo de cada um. Para os corredores mais experientes, é importante manter a musculatura fortalecida, pois o avanço da idade pode trazer perda de massa muscular e força. Manter a musculatura forte protege as articulações de lesões e dores - disse Raquel.

O aposentado curitibano José Renato Fucci, de 61 anos, é do tipo de corredor que escolhe as provas de acordo com o lugar do mundo que quer conhecer. Praticante do esporte há 11 anos, José curte disputas cross country e defende o equilíbrio entre corpo e mente.

- Todo mundo precisa fazer uma atividade física, ainda mais quando está envelhecendo. Eu também pratico yoga, é importante para ter uma cabeça legal, além da alimentação. Isso tudo favorece o bem estar. Não me enxergo sem praticar esportes hoje. Treino todos os dias, só deixo a segunda-feira para descansar.


Na Patagônia, a Meia Maratona das Geleiras tem um visual estonteante (Foto: Bebel Clark/EU ATLETA)

Aparentando zero cansaço e animada como poucas pessoas no frio das geleiras da Patagônia depois de correr 21km, a empresária Teresinha Fontana, de 58 anos, já correu mais de 50 meias, e se diz mais feliz agora do que antes de começar a correr, há 10 anos.

- Amo correr porque solto todos os meus bichos e fico calma. Hoje percebo que estou ótima, atividade física é tudo na vida. E convenhamos, as mulheres acima dos 50 estão quebrando tudo na corrida - riu Teresinha.

O fisiologista Turibio Barros, colunista do EU ATLETA, alerta para pontos importantes acerca dos cuidados com os idosos: Prática regular de exercícios, cuidados com as articulações, atenção à alimentação, fortalecimento muscular, hidratação adequada e suplementação com orientação profissional são a base de uma boa saúde.

Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, colunista do EU ATLETA, uma boa alimentação, combinada com exercícios físicos regulares são determinantes para controle do peso, melhora do controle da pressão arterial, maior autonomia física, redução do estresse e depressão, elevação do HDL colesterol (bom), manutenção óssea e muscular, além da regulação do sono. Veja abaixo as dicas alimentares para corredores acima de 60 anos Confira na tabela abaixo as dicas:

- Não interromper a atividade física. Quem pratica regularmente deve sempre procurar adequar intensidade e duração, dentro dos limites de tolerância.

- Ter cuidado com o aparelho locomotor, particularmente com as articulações. Deve existir uma preocupação de controle periódico com atenção especial para a cartilagem articular. Pode ser interessante o consumo de nutrientes adequados à saúde articular. Existem suplementos como glucosamina e condroitina, que são recomendados para esta finalidade.

- Não se deve descuidar de exercícios de fortalecimento muscular. Deve sempre existir, independente da modalidade praticada, um tempo durante a semana para realização de exercícios resistidos. Nesta faixa etária, a perda de massa muscular é uma grande preocupação, e os exercícios com pesos podem desacelerar este processo, com resultados excelentes.

- Ter bastante cuidado com a hidratação. O idoso diminui sua reserva hídrica e desidrata mais rapidamente. O consumo de isotônico durante a atividade é bastante recomendável, pois também proporciona a reposição de sais minerais, além de reidratar.

- Muitos geriatras estão adotando a suplementação de creatina para os idosos, porque este suplemento contribui para evitar a perda de massa muscular. Consumir este suplemento com orientação profissional pode trazer resultados muito bons

- Fazer cinco a seis refeições diárias.

- Ingestão de 50 a 55% da dieta na forma de carboidratos, 25% gorduras e 15 a 20% de proteínas.

- Suplementação de proteínas Whey Protein após treinos de força (musculação) para aumento da massa muscular e após os treinos de corrida, para recuperação mais rápida e diminuição dos riscos de lesões, especialmente quem disputa meias e maratonas.

- Suplementação de 1g de ômega 3, por ter ação antiinflamatória, antioxidante, melhora do sistema imunológico e depressão

- Pessoas com colesterol elevado devem utilizar 2g de ômega 3.

- Maior preocupação com a hidratação no dia a dia e durante os treinos e provas.

- Acrescentar à dieta duas castanhas do Pará ou três nozes (ricos em selênio e vitamina E, potentes antioxidantes) e um fio de azeite no almoço e jantar.

- Ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, queijos, iogurtes, aveia, castanha do Pará, agrião, couve), que ajudam a manter a saúde óssea, diminuindo riscos de fraturas, osteopenia e osteoporose.

A corrida também é um motivo de grande felicidade para quem não tem mais seu companheiro ao lado. A santista Vera Lucia Kocerka, de 63 anos, perdeu o marido há um ano de forma repentina, e hoje se recupera do luto fazendo uma das coisas que mais ama: correr.

- Algo que marcou muito foi que eu tive muitos problemas de saúde, e no dia em que ele morreu, eu havia recomeçado a correr e eu falei “nada mais vai me impedir de correr”. A corrida é o que me propicia o sabor da vida. A única coisa que eu quero agora é acordar cedo e ir para o meu treino.

Sobre o segredo para uma boa velhice, Vera demonstra fé e uma imensa aceitação do presente.

- Aceitar que você não tem mais o mesmo desempenho que tinha quando era mais nova é um grande trunfo. Hoje também tenho ânimo para brincar com neto, e nem que seja de andador, eu seguirei correndo e caminhando.

Comentários