Contra o envelhecimento, selênio




Em 100 g dos alimentos abaixo você encontra ótimas concentrações dele, mas não exagere: em excesso, pode ser tóxico. O resultado é a selenose, cujos sinais são queda de cabelo, fraqueza das unhas e cansaço. Ingira 55 μg (microgramas) por dia:






Mulheres que consomem duas ou mais porções de carne vermelha por dia correm 30% mais risco de desenvolver doenças do coração, dizem pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard. Eles sugerem que substituir a porção de carne por uma de nozes ou castanhas reduz esse risco na mesma porcentagem


DE OLHO NOS ALIMENTOS

Escolha seu leite

O leite de caixa (UHT) tem um estabilizante (citrato de sódio), e por essa razão, toda a gordura do leite é distribuída uniformemente, o que evita a formação da nata e a separação da gordura, ficando mais viscoso que o leite de saco (pasteurizado). Este, porém, conserva mais as propriedades nutricionais, pois seu tratamento industrial é mais suave. O de caixa é processado em altas temperaturas, destruindo mais nutrientes. Assim, o leite de caixa não é mais seguro, como muitos pensam. Ressalto que o leite pasteurizado não precisa ser fervido em casa, pois já recebe tratamento térmico que mata todos os germes que causam doenças.


Troca esperta

Que tal substituir o leite de vaca por extrato de soja no smoothie? É bom para veganos e intolerantes à lactose

Com leite de vaca
Os smoothies são preparados com frutas batidas com raspas de gelo ou sorbets (feitos com açúcar, água e frutas in natura). O uso de leite integral ou frozen yogurt adicionará gordura, colesterol ruim e mais calorias à sua bebida.


Com extrato de soja
Além de não conter colesterol, é ideal para quem enfrenta a intolerância à lactose. Se acha seu sabor muito forte, escolha uma fruta como banana, frutas vermelhas, abacaxi. Garanta a consistência congelando a bebida em formas de gelo.


Comentários