Cartilha orienta idoso sobre direitos do consumidor




A Cartilha faz parte do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, que contempla outros projetos para a terceira idade. No encontro, Alckmin também anunciou o “Cartão Amigo do Idoso”, programa de transferência de renda para pessoas com mais de 80 anos que não tenham acesso a outros benefícios governamentais.

Dados do IBGE demonstram que a população de idosos cresceu 55% nos últimos 10 anos, no compasso em que as novas tecnologias se popularizaram para todas as faixas etárias. Eloisa Arruda alertou sobre os aspectos traiçoeiros da má utilização desses recursos. “Muitas vezes os idosos são vítimas de fraudes e golpes pela desinformação do uso dos equipamentos tecnológicos”.

A secretária ressaltou que o acesso à educação é um direito garantido do idoso e que é preciso fomentar cursos específicos para ensinar técnicas de computação e recursos tecnológicos para uma melhor qualidade de vida do idoso e para o envelhecimento ativo.

Eloisa Arruda destacou a importância da troca de conhecimentos entre as gerações. A secretária da Justiça citou experiência da filha adolescente, que aos 14 anos lançou-se ao voluntariado, dando aulas de computação em uma organização não governamental voltada à formação de idosos. “Débora ensinou Amélia, viúva do ex-jogador Noronha da Seleção Brasileira na Copa de 1950, a postar fotos de suas viagens na internet para serem compartilhadas com seus netos pelo Facebook”, contou. Eloisa Arruda lembrou que as tecnologias de comunicação também devem ser usadas para ampliar a convivência social do idoso.

Na cerimônia, Joana da Silva, idosa de Cotia, foi convidada a receber a cartilha das mãos do governador Geraldo Alckmin e foi cumprimentada pela secretária da Justiça, Eloisa Arruda, e pelo diretor do Procon-SP, Paulo Góes.

“Meus direitos”

Com texto acessível e ilustrações que facilitam a compreensão do conteúdo, a cartilha trata de cuidados que devem ser adotados no cotidiano dos idosos, que são fortemente assediados pela publicidade e são alvos frequentes de práticas comerciais enganosas. Orientações sobre crédito consignado, aposentadoria, planos de saúde e dicas de viagem são alguns dos temas da publicação. O material traz, ainda, endereços e telefones úteis e artigos do Estatuto do Idoso e do Código de Defesa do Consumidor.

Para baixar arquivo da cartilha, clique aqui.


Comentários