Campo Grande terá faculdade voltada para terceira idade



Apesar do “status” de faculdade, a intenção não é promover a formação dos alunos para ingressar no mercado de trabalho, caso dos outros cursos de graduação. “Todos os cursos terão certificados com valor acadêmico, mas o propósito é incentivar que os idosos se ocupem com alguma atividade voltada para o conhecimento para melhorar a qualidade de vida”, explica um dos responsáveis pelo projeto, o professor e filósofo Jânio Batista de Macedo. “Não vai ter aquela corrida e pressão para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. É uma oportunidade de se manter ativo e ampliar as relações. Hoje, ninguém mais vê o envelhecimento como sinônimo de aposentadoria”, acrescenta o professor.

O valor das mensalidades também está longe de se equiparar ao que é cobrado nas faculdades tradicionais. “Vamos estabelecer um custo que seja compatível à renda do aposentado. O que for suficiente para cobrir os gastos com o corpo docente, formado por mestres e doutores, e material didático”, esclarece Batista. O local das aulas já foi definido: a sede da Faculdade Theológica (Fathel) e acontecerão no período vespertino.

As disciplinas serão voltadas para área de Humanas, com temas relacionados à filosofia, história, política, psicologia e direito, por exemplo. O quadro de professores também já foi fechado: a direção é da professora Maria Ângela Mirault, doutora em Comunicação e Semiótica, Ângela Maria Costa, pedagoga e Doutora em Educação, professor Jânio Batista de Macedo, pedagogo e filósofo, a psicóloga e advogada Regina Câmara, Kátia Juliane de Oliveira, pedagoga e especialista em gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento).

Na próxima terça-feira (23), até o dia 1º de maio, a equipe da FAMA vai receber inscrições dos interessados em participar dos cursos. Neste período, também será definida a grade curricular dos cursos, carga horária e o custo das mensalidades. Interessados podem ligar no 3028-3131, das 13h às 22h.


Comentários