11ª JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO NA AMAZÔNIA


De 27 a 30 de Agosto de 2013, no Centro de Eventos Benedito Nunes na UFPA irá acontecer a 11ª JEPEHA – Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano na Amazônia, com o tema DIMENSÕES DO ENVELHECER NO SÉCULO XXI: RELAÇÕES INTRA E INTERGERACIONAIS, o evento abordará as relações intra e intergeracionais nos mais diversos espaços sociais. Tratará da infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice nas relações cotidianas, definidas por normas jurídicas, tradições e prescrições oriundas do Estado e da sociedade civil. São as gerações ou grupos de idade na horizontalidade (intrageracional) e na verticalidade (intergeracional).

Nos últimos anos muitos estudiosos têm se debruçado sobre o tema da intergeracionalidade, trazendo à tona os sistemas de valor, modos e hábitos de vida, avanços tecnológicos, interesses e experiências divergentes que, muitas vezes, tornam difíceis as relações intergeracionais na família, na escola e em outros espaços sociais. Consideram, os estudiosos, que tais relações são determinadas pela interação entre membros das famílias, envolvendo o afeto, o cuidado, os direitos e responsabilidades, a autoridade e o poder. 

A 11ª JEPEHA que vem de uma trajetória de jornadas iniciadas em 2002, trará também ao debate a intra geracionalidade por entender e constatar que hoje não somente jovens convivem entre si nas escolas, no esporte, nas festas, no trabalho, mas idosos também dividem com outros idosos situações que vão desde as viagens promovidas pelos centros de convivência como os espaços das Instituições de Longa Permanência (ILPs), associações e fóruns de aposentados, etc. Outrossim, não é umasituação incomum que filhos velhos convivam e cuidem de seus pais igualmente velhos ou ainda, que pais velhos precisem encontrar forças para cuidar de filhos idosos dependentes.
Mais Informações: (91) 3201-8626 (08 às 12h.)

Comentários