Projeto de alfabetização oferece estudo para idosos em cidade de MT



Um grupo de idosos que nunca frequentou a escola passou a ter a oportunidade de aprender a ler e escrever durante um projeto de alfabetização de jovens e adultos em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que mais de três mil pessoas, que têm entre sete a mais de 60 anos, nunca foram para escolas ou creches na cidade. Os idosos são o maior número: 1.934 mil, que representa um terço da população acima dos 60 anos que mora em Sinop.
Uma das integrantes do curso, Neiva Aparecida de Souza, morou em um sítio até os 17 anos de idade e foi para a cidade em busca de novas oportunidades. Ela conta que conseguiu emprego, se casou e teve filhos. No entanto, Neiva diz que só sabe escrever o nome dela.
"Nós não tinhamos a oportunidade que os alunos têm hoje, Às vezes eu morava longe da escola e não tinha como ir, a locomoção era muito difícil", comentou. A filha dela, que tem 12 anos, ajuda a mãe no aprendizado.“Na hora de pegar o ônibus é difícil porque tenho que ficar perguntando qual é o nome que está no veículo. No mercado, a validade dos [produtos] eu tenho que perguntar para os atendentes", completou.
Aparecida de Souza também frequenta pela primeira vez as salas de aula. “Nunca estudei, não tinha oportunidade, minha mãe não me deixava estudar. Então eu ficava trabalhando na roça, porque minha família sempre foi muito pobre”, disse.
Outro exemplo é do mototaxista Juvenal dos Santos. Ele diz que passou dificuldade no passado e tinha que cuidar da casa e dos pais. “Eu era um dos filhos únicos, então tive que cuidar da minha família e, com isso, não tive condições para estudar”, falou.


Comentários