Por que temos dificuldade para dormir ao envelhecer?


Com o en­ve­lhe­ci­men­to que ocor­re de for­ma gra­da­ti­va e pro­gres­si­va ao re­dor dos 30 ­anos, ocor­re tam­bém a re­du­ção de um neu­ro-hor­mô­nio cha­ma­do me­la­to­ni­na, em mé­dia ocor­re di­mi­nui­ção de 10% a 15% a ca­da dé­ca­da de vi­da.

Es­te neu­ro-hor­mô­nio pro­du­zi­do prin­ci­pal­men­te no cé­re­bro por uma pe­que­na glân­du­la cha­ma­do Pi­neal tem co­mo prin­ci­pal fun­ção re­gu­lar o so­no, uma es­pé­cie de si­nal bio­ló­gi­co pa­ra a che­ga­da da noi­te, per­mi­tin­do que o or­ga­nis­mo sin­cro­ni­ze seu fun­cio­na­men­to com o pas­sar do dia e da noi­te.

A me­la­to­ni­na co­me­ça a ser li­be­ra­da pe­la glân­du­la Pi­neal quan­do es­ta­mos em am­bien­te to­tal­men­te es­cu­ro. Por ou­tro la­do, quan­do a luz in­ci­de em re­giões fo­tos­sen­sí­veis, co­mo ­olhos e pe­le, a pro­du­ção é qua­se to­tal­men­te blo­quea­da. É por is­so que se de­ve dor­mir sem­pre em am­bien­te to­tal­men­te es­cu­ro.

Além do pró­prio en­ve­lhe­ci­men­to a pro­du­ção de me­la­to­ni­na tam­bém po­de ser di­mi­nuí­da pe­lo es­tres­se e in­ges­tão de me­di­ca­men­tos, por is­so, ou­tros fa­to­res de­vem ser le­va­dos em con­si­de­ra­ção quan­to as­sun­to é di­fi­cul­da­de pa­ra dor­mir.

Nos EUA, a me­la­to­ni­na po­de ser com­pra­da li­vre­men­te nas far­má­cias, mas no Bra­sil o seu co­mér­cio é di­fi­cul­ta­do por ques­tões po­lí­ti­cas que vão mui­to ­além do cam­po cien­tí­fi­co.

Por ser uma subs­tân­cia na­tu­ral, a me­la­to­ni­na não cau­sa os efei­tos in­de­se­já­veis de ou­tros re­mé­dios usa­dos pa­ra in­du­zir o so­no, co­mo ton­tu­ra, per­da de me­mó­ria, can­sa­ço e de­pres­são.

Re­cen­tes des­co­ber­tas evi­den­cia ou­tras fun­ções im­por­tan­tes da me­la­to­ni­na. Ela tem de­mons­tra­do por ­meio de es­tu­dos po­ten­te ­ação an­tio­xi­dan­te ce­re­bral (pro­te­tor de tu­mor ce­re­bral) e imu­noes­ti­mu­la­do­ra. Por is­so, mui­tos cien­tis­tas a con­si­de­ram um dos hor­mô­nios com fun­ção de an­tien­ve­lhe­ci­men­to.

Comentários