Osteoporose influencia qualidade de vida de idosos na zona rural


Insegurança com o ambiente em que vivem é uma das causas

O Brasil é o oitavo país em número de idosos, com cerca de 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Na zona rural, o envelhecimento humano apresenta especificidades. Nesses lugares, o acesso ao serviço de saúde muitas vezes é deficiente, podendo repercutir na qualidade de vida do idoso.
Em estudo publicado no periódico Escola Anna Nery, pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro avaliaram a qualidade de vida de idosos residentes na zona rural, especificamente com osteoporose. Uma das consequências desta doença é a ocorrência de fraturas, pois afetam sua capacidade de movimentação e de realização das atividades básicas.
Com o estudo, os pesquisadores verificaram que o fator que mais interferiu na qualidade de vida foi o meio ambiente. Segundo eles, este dado sugere que os idosos com osteoporose sentem-se inseguros quanto ao espaço que residem. Como a osteoporose causa fragilidade óssea, o medo e insegurança em relação ao meio ambiente em que vivem os idosos são justificáveis. Participação social e autonomia, capacidade do idoso em tomar suas próprias decisões, também influenciaram na qualidade de vida dos entrevistados.

Comentários