Idosos fogem do sedentarismo e buscam a Casa do Idoso


IMPERATRIZ - Os mais de mil idosos cadastrados na Casa do Idoso de Imperatriz praticam, diariamente, diversas atividades, entre elas, físicas, lúdicas e de recreação, para terem um envelhecimento de qualidade e produtivo valorizando essa fase delicada da vida, que requer cuidados e atenção redobrados.


Os benefícios voltados para essa população, com idade igual ou superior a 60 anos, conta com o trabalho de vários profissionais em áreas diversificadas. Dentre eles, nutricionistas, médicos, educador física, massoterapeuta, psicólogo, professor de teatro e enfermeira. Todos colaboram para a elevação da autoestima e promoção da sociabilidade desses idosos. Além dessas atividades, a Casa do Idoso se constitui como um espaço de integração e que colabora, também, para o fortalecimento dos vínculos familiares.

Para a Assistente Social, Ângela Prates, muitos conhecem a casa por indicação médica ou familiar e consideram o local como uma extensão de sua residência. “Eles mesmos declaram sentir-se mais acolhidos aqui que em suas próprias casas” afirma. Os benefícios aos idosos, segundo Ângela, são visíveis, como melhorias físicas, interação entre os demais e assiduidade nas práticas das atividades.

Ozias Martins, de 71 anos, participante da casa do idoso desde 2004, espelha no rosto e nas palavras a felicidade de fazer parte do grupo. Após o fim dos trabalhos na roça, procurou a Casa para aproveitar a velhice compartilhando os dias com os amigos e amigas conquistados nesses oito anos de convivência. “Para mim é uma alegria tá aqui. Eu não posso trabalhar mais. Aqui é divertimento, aqui é uma família”, afirma. E se empolga ao contar que já conseguiu ganhar o título de “mister melhor idade” por duas vezes, em desfile realizado pela Casa. Diante de tanta alegria e declarações ele faz uma ressalva: “só não faço é namorar por que tenho minha esposa”. E deixa claro que o local traz felicidade.“Adoro a Casa do Idoso de Coração, é uma família que não tinha”, disse.

Como tantos outros seu Ozias busca essas atividades para fugir do sedentarismo e ter uma vida saudável. Quando se chega a essa idade para manter-se ativo é necessário estar em constante movimento. “Eu não posso ficar parado, se eu tiver parado eu adoeço. aqui eu danço, faço ginástica”, comenta.

Um projeto já encaminhado à prefeitura de Imperatriz vai descentralizar as atividades da Casa do Idoso levando uma extensão para os bairros mais distantes da cidade, colaborando para uma maior comodidade no deslocamento dos idosos, é o que afirma a coordenadora Municipal da Casa do Idoso e Presidente do Conselho do Idoso, Maura Barroso. “Muitos idosos moram longe daqui, então vamos levar essas atividades até onde eles estão”, diz a coordenadora.

Comentários