Idosos do interior elegem a saúde e o lazer como prioridades



Francisco Beltrão - Reunidos em uma espécie de conferência, dezenas de idosos de 27 grupos do interior de Francisco Beltrão estiveram reunidos para debater e sugerir melhorias em suas atividades. Do encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (6) pela Secretaria de Ação Social, uma constatação: o pessoal da melhor idade está preocupado com a saúde e o lazer.
Reunidos em seis grupos, os idosos avaliaram as atividades do último ano e sugeriram novas ações. Os amigos Nelso Scalssavara e Valdir Frigotto, da Cabeceira do Rio do Mato, colocaram no papel algumas ideias para melhorar o grupo de idosos da comunidade.
“O principal era a gente ter palestras com médico ou psicólogo e um agente de saúde pra tirar a pressão durante os encontros onde não tem posto de saúde”, afirmou Nelso, que também sugere melhorias nos kits de alimentos entregues aos grupos de idosos.
As sugestões debatidas entre os grupos foram apresentadas em uma plenária. Além das palestras e do acompanhamento médico, foram reivindicadas a realização de atividades físicas, locais próprios para as matinês, mais academias da terceira idade, orientações sobre o Estatuto do Idoso e melhorias no encontro anual de comemoração ao Dia do Idoso.
Conforme explica Luiz Graczik, chefe da Divisão de Entidades da Secretaria de Ação Social, as sugestões serão agora avaliadas pela pasta. “Colhemos as necessidades, fizemos uma síntese e elegeremos as prioridades para este ano dentro dos grupos de idosos. É como uma consulta médica: eles nos deram a receita, agora faremos a medicação”, disse.
Campeonato em agosto
Uma das atividades que já está programada para acontecer neste ano é o campeonato de jogos de mesa. Modalidades como dominó e jogos de baralho serão disputadas por grupos da cidade e do interior no durante o mês de agosto, informou Simone da Silva, educadora física da Ação Social.

Comentários