Idosos aderem cada vez mais às tecnologias


Incentivada pelos filhos, mas principalmente pelos netos Daniel e Beatriz, de 4 anos e 11 anos, respectivamente, a dona de casa Sueli Aparecida Rodrigues, 59, do Centro, decidiu se inscrever para um curso básico de informática. "Meu neto chega em casa e quer jogar comigo, mas eu só sei ligar e desligar o computador. Eu quero aprender para brincar com ele", justifica ela. Embora por diferentes necessidades, as pessoas mais maduras e as que estão na chamada terceira idade têm rompido barreiras e preconceitos ao optar por fazer parte desse "maravilhoso mundo novo". Entre os responsáveis por esse "boom" na área está a oferta de cursos gratuitos e adaptados para esse público como ocorre no Clube do Idoso, que somente em sua primeira edição, no ano passado, formou 100 alunos.

A aposentada Maria de Lourdes Lima, 61, da Vila Gabriel, revela ter adquirido um computador há dez anos, mas até hoje não aprendeu a "mexer". "Só tiro o pó dele! Tenho vontade de aprender", confessa. Lourdes explica que está aposentada há apenas um ano, e mesmo na ativa não teve oportunidade de aprender informática. "Fui encarregada de setor e fazia a contagem de tempo de forma manual. Ainda utilizava máquina elétrica", conta. Agora com tempo, ela pretende concluir o curso para conseguir conversar com os familiares que residem na Ilha Comprida. "Hoje só falo com eles por telefone. Minha vontade é conversar com eles pelo computador. Além disso poderia conhecer mais gente", comenta.

Com o avanço da tecnologia o acesso à informação ocorre praticamente de forma instantânea, então é imprescindível o domínio das ferramentas que possibilitam esse acesso, ressalta o aposentado Claudinei de Oliveira, 69, do Além Ponte, que continua no mercado de trabalho como corretor de imóveis. "Uma das razões que me trouxe a fazer o curso é o fato que todos os contratos são feitos por computador. Eu não sei fazer isso, então a cobrança é muito grande e vem de todo lado", destaca. Pai de três filhos, Oliveira explica que um dos filhos tem 23 anos, é solteiro e formado na área de informática. "Ele sabe montar e desmontar computador, mas não tem tempo de ensinar", justifica.

Há pelo menos 15 anos teria sido ministrado no Senac de Sorocaba o primeiro curso de informática direcionado aos imobiliários, recorda-se o aposentado. "Na época não quis fazer e ainda desacreditei. Brincava com os colegas dizendo que não ia pegar, mas hoje vejo todo o ramo imobiliário informatizado", ressalta. A expectativa agora é aprender não apenas para acompanhar essa evolução, mas para ganhar tempo com transações bancárias, sem precisar se deslocar até uma agência, e fazer pesquisas pela internet, revela Oliveira.

Tempo e paciência
A maior dificuldade em aprender informática em casa é a falta de tempo dos filhos, afirma o aposentado Expedito Costa do Nascimento, 59, do Jardim Maria Antonia Prado. Pai de dois filhos, de 21 anos e 23 anos, ele esclarece que ambos estão envolvidos somente com os estudos e trabalho. "Tem o computador lá em casa, mas eu não sei nem ligar." Além dos serviços bancários e fonte de pesquisas, a internet facilita o acompanhamento das notícias e da tecnologia, observa ele. Para a dona de casa Sueli Aparecida, a dificuldade maior em aprender em casa com os filhos é a falta de paciência. "Eu pergunto, mas eles acham mais fácil fazer, então dizem: é assim ó!", reclama ela.
Adepta das atividades físicas em grupos da terceira idade, Sueli conta que a neta Beatriz não questionava sobre seu medo de computador. "Pensei comigo: quer saber de uma coisa? Vou fazer um curso e aprender!" Aos 80 anos, a aposentada Virgínia Barisson de Oliveira, do Bairro Pinheiros, sucumbiu ao desejo da filha e inscreveu-se. Há dois anos ela ganhou um notebook da filha, mas sentiu-se motivada somente depois de ver a irmã batendo papo pela internet, com familiares do Canadá e Brasília. "Só sei jogar um joguinho que a minha irmã baixou." Mãe de 4 filhos e avó de 12 netos e 2 bisnetos, ela afirma que seu objetivo maior é manter a mente ativa. "Estou aposentada há 33 anos e muito parada", conclui.

Procura por cursos é intensa
As aulas gratuitas de informática básica para a terceira idade de Sorocaba são oferecidas no Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva" e nas unidades dos Sabe Tudo instalados pelos bairros. Ambos os locais encerraram suas inscrições. O Clube do Idoso, no Bairro Pinheiros, iniciou recentemente o curso deste semestre para 144 pessoas divididas em várias turmas. Já os Sabe Tudo totalizaram 6.436 inscrições, sendo 700 de pessoas com idades a partir dos 55 anos. As trinta unidades do Sabe Tudo sediarão a partir do dia 4 de março os cursos de informática níveis I e II e ainda de cidadania. Os cursos são ministrados por instrutores da ONG Projeto Pérola, que é parceira da Prefeitura no projeto.
A coordenadora do Clube do Idoso, Anésia Moraes Rosa, esclarece que o curso dirigido ao público da terceira idade tem que suprir suas necessidade, sendo, então, preciso algumas adaptações para estimular o aprendizado. "Tiramos a prova porque assustava. Desta forma o instrutor passou a acompanhar mais atentamente a evolução de cada um para que consigam atingir seus objetivos", destaca. Anésia fala da dificuldade quando da implantação do curso. "Não adianta seguir toda aquela metodologia que não vai funcionar e vai afastar ainda o pessoal", justifica. Indicado pelo Projeto Pérola para ensinar informática no Clube do Idoso, Leonardo Carlos Casquez, 17 anos, tem sido elogiado por seus alunos.
O grupo formado por idosos com idades entre 55 anos e 90 anos não se intimida diante do jovem e, desta forma, têm tido êxito no aprendizado. Leonardo explica que a maioria chega assustada e, muitas vezes, tem medo até do mouse. "Acham que é um bicho de 7 cabeças, mas começam a perceber que não é e acabam aprendendo", observa. O instrutor explica que a maior parte procura o curso porque quer aprender a navegar a internet para acessar redes sociais e poder conversar com familiares ou conhecer pessoas; para tirar receitas; e baixar videos. Quanto ao segredo no ensino-aprendizagem para seu público, ele revela ocorrer somente com "paciência".

Comentários