Hábitos saudáveis retardam o envelhecimento


Além dos hábitos adquiridos durante a vida, outro fator determinante do envelhecimento antes do tempo é a genética. “Além dos comportamentos errados, tais como a exposição solar, má alimentação e tabagismo o envelhecimento precoce pode ser causado também, por fatores genéticos”, explica a dermatologista do Departamento de Laser e Dermatologia Daher, Dra. Cibele Caminha.
A exposição excessiva ao sol é o principal vilão da pele, pois além de favorecer o envelhecimento, causa ressecamento, manchas pelo corpo e até mesmo, o câncer de pele. “O protetor solar é o principal aliado contra o envelhecimento precoce e deve ser usado diariamente. Independente de sua consistência, gel ou creme, ele deve ser aplicado de três em três horas. Produtos anti-ages (anti-idade) também são uma alternativa para os cuidados com a pele. Mas o resultado pode ser insatisfatório se o paciente não cuidar igualmente da saúde de todo o corpo”, ressalta a médica.
Um dos tratamentos no combate aos sinais da velhice consiste em medicações orais, que servem para fortificar a pele e mantê-la jovem. “Existem medicamentos que ajudam a combater o envelhecimento precoce, que são chamados de nutricosméticos. Eles nutrem o organismo para garantir qualidade à saúde, fortificam e regeneram a pele, além de prevenir o aparecimento de cabelos brancos e manchas. Estes comprimidos são encontrados em drogarias ou podem ser manipulados, lembrando sempre que é muito importante a orientação médica para indicar o tratamento mais adequado.” alerta o Dr. Cristiano Velasco, médico do Departamento de Laser e Dermatologia Daher.
Uma nova opção contra o envelhecimento precoce está vinculada ao tratamento a laser, pois é uma tecnologia inovadora que oferece resultados imediatos. A radiofrequência associada ao pulso magnético, por exemplo, reorganiza e estimula a produção de colágeno resultando em um aspecto de pele mais firme.
Outras tecnologias também ajudam a retardar o envelhecimento, entre elas, o laser fracionado, radiofrequência com infravermelho e luz pulsada, que agregados impossibilita o alastramento das rugas e manchas. “É importante frisar que essas técnicas devem ser aplicadas sob orientação médica, de preferência com um médico que saiba indicar qual melhor tratamento, pois existem produtos e cuidados diferenciados para cada tipo de pele”, conclui o Velasco.


Comentários