Consumo de ômega-3 garante longevidade com muito mais qualidade de vida


Os ômegas 3, 6, ácidos graxos essenciais (AGEs), são importantes nutrientes para a preservação da saúde do corpo e da mente ao longo da vida. São eles os responsáveis pela preservação celular, já que a membrana que envolve as células é formada por tais gorduras. Esses AGEs são capazes de manter a fluidez e porosidade celular, garantindo a preservação de sua forma. Diariamente, o organismo humano produz novas células, porém, situações como reações inflamatórias, traumas e câncer aumentam a divisão celular e exigem maior quantidade de AGEs no corpo.


Com isso, os óleos de peixes de águas profundas, com grande presença de ômega-3, são antioxidantes naturais, que combatem o envelhecimento precoce da célula, auxiliando na prevenção e tratamento de inúmeras doenças como as cardiovasculares, inflamações em geral, artrite, doenças neurológicas e vários tipos de câncer. Estudos comprovam que a suplementação de ômegas 3 e 6 em doenças intestinais, aterosclerose e outras tem grande benefício na diminuição e prevenção dos processos inflamatórios.
No tratamento e prevenção do câncer, os efeitos do ômega-3 são surpreendentes. A presença do tumor maligno induz à perda de peso, associada à maior produção de substâncias inflamatórias e fatores de degradação de proteínas. Os AGEs têm papel importante na agregação plaquetária, no crescimento e na diferenciação celular. Pesquisas internacionais comprovam a ação do ômega-3 nos tratamentos pré e pós-operatórios em pacientes oncológicos. Os resultados foram redução de perda de massa magra, menor complicação na ferida cirúrgica e redução no tempo de permanência na UTI.

Comentários