Censo aponta mais de 20 idosos acima dos 100 anos em Volta Redonda


Desse total, cerca de 23 mil pessoas já passaram dos 100 anos, o que equivale a 0,01% da população brasileira.
Em Volta Redonda, o Censo apontou 22 pessoas centenárias residentes na cidade (quinze são mulheres e sete homens). Atualmente o governo municipal conta com diversos projetos que promovem o bem-estar e a longevidade da população, como o Bloco da vida, viagens para hotéis de luxo e a Academia da Vida. Cerca de 15 mil idosos estão cadastrados nessas iniciativas.
- Muitos idosos continuam sua vida ativa, alguns deles até trabalhando. Praticar atividade física é uma das filosofias empregadas na nossa cidade, e para os idosos isso se torna um ganho muito grande em qualidade de vida - afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
A cidade possui 62 núcleos de convivência destinados aos idosos, onde trabalhos de integração, convivência, palestras e acompanhamentos são realizados com apoio de profissionais capacitados.
- Os trabalhos realizados nos centros de convivência são importantes para elevar a autoestima, diminuir a ida ao médico e os gastos com medicamentos - ressaltou o secretário de Ação Social, Munir Francisco.
Centenária
Uma das idosas acima dos 100 residentes em Volta Redonda é dona Jesuína de Sales Reis, moradora do Retiro, que completará 108 anos na próxima segunda-feira.  Jesuína chegou à cidade com a família em 1945, quando o marido veio trabalhar na CSN. Ela teve 14 filhos e disse que sofreu com o falecimento de dez deles, além da morte do marido, em 1970. Hoje, Jesuína vive na casa de um dos filhos e é cuidada pela nora, Nadir dos Santos, que relata as estripulias da sogra.
- Ela é muito ativa. Anda sozinha com auxílio de uma bengala, toma banho, se alimenta e, se a gente se descuidar, sobe até as escadas - contou a nora.
Jesuína sempre viveu uma vida simples: foi empregada doméstica, fez os serviços de casa até os 90 anos e teve uma vida, segundo ela, sem vícios. A idosa conta que nunca ingeriu bebida alcoólica ou foi tabagista, e que o segredo para chegar a essa idade é o trabalho.
Ela acrescenta que não possui problemas graves de saúde, e que em sua última visita ao médico foi constatado que a mesma se encontra em ótimo estado. Por conta disso os remédios foram retirados, e a família lembra que a única medicação restante é a que controla a glicose.
- Não bebo nada de álcool. Como de tudo, gosto muito de feijoada, churrasco e macarrão - afirmou a centenária, com um copo de refrigerante na mão.
De acordo com a família, ela adora refrigerante e reclama quando lhe dão suco ou água para beber.
Para comemorar essa data, os familiares estão preparando uma grande festa, que contará com a presença dos filhos, 27 netos, 32 bisnetos e quatro tataranetos, além dos amigos.
- Todo ano ela exige festa. Se falarmos que não temos condições para realizar, ela logo fala para pedir empréstimo para fazermos qualquer coisa, mas a festa dela tem que acontecer. Ela convida o pessoal da igreja e todos que vêm aqui em casa para visitá-la - lembrou a nora.

Comentários