ANGOLA: Psicóloga quer mais solidariedade para com idosos



A psicóloga, que falava à Angop a propósito da necessidade de se prestar apoio às pessoas na terceira idade, alertou para a importância de as famílias, voluntários e comunidade em geral visitarem, de vez em quando, idosos que se encontram em lares especializados em todo o país.
Segundo Maria Helena Muteba, é fundamental a promoção da solidariedade entre as gerações, especialmente idosos, por a velhice ser a última fase do ciclo de vida, caracterizada pela redução da capacidade funcional, de trabalho e de resistência.
Considera que a perda dos papéis sociais leva a que os idosos se confrontem com a solidão, daí ser indispensável o afecto da sociedade como medida para evitar o isolamento e a exclusão.
A especialista desaprova a atitude das famílias que, às vezes, abandonam os idosos, acabando por serem levados ao Beiral, onde recebem uma assistência alimentar e médica-medicamentosa por parte do Executivo.
Entende que as manifestações de solidariedade diminuem a solidão a que muitos mais idosos estão sujeitos, evitando, deste modo, que entrem em depressão e vivam mais saudáveis.
Em Benguela, os idosos são, geralmente, acolhidos no Beiral, nos arredores do Vale do rio Cavaco, que existe desde 1972 e conta com 63 quartos, balneários, refeitórios, capela, cozinha, escritórios, arrumos, espaço envolvente e posto médico.

Comentários