Alunos de 12 anos criam palmilha especial para idosos em Bauru, SP


Protótipos têm objetivo de melhorar a vida de idosos.Projetos vão concorrer em um concurso em Brasília.

Uma palmilha que corrige as passadas. A invenção é de um grupo de estudantes de robótica do Sesi de Bauru (SP) que tem, em média, 12 anos de idade. No projeto, os pontos na palmilha devem ser pressionados com o pé nem uma sequência correta.
A criação tem como objetivo ajudar a melhorar a caminhada dos idosos e é tema de um concurso. O grupo vai concorrer em Brasília na etapa nacional e os três primeiros lugares vão para o exterior aprimorar o projeto.
No protótipo, quando a pisada é ideal, a palmilha manda uma mensagem para o celular. A carinha feliz aprova o passo e ao pisar torto, uma mensagem alerta para corrigir a caminhada. “Percebemos que a partir dos 65 anos, o idoso começa a andar errado e perde a marcha. No nosso projeto, se ele começar a pisar nos dois pontos de uma vez, uma mensagem para corrigir os movimentos irá aparecer”, explica o estudante Renan Carlos Penhalves, de 13 anos.
Além da tecnologia da palmilha, o sistema criado pelos estudantes permite um estudo mais aprofundado das passadas. “Com o projeto, o idoso recebe os dados no celular e em casa, pode ver no computador e analisar a marcha e reeducar as passadas”, conta Alexandre Correa Figueiredo, de 12 anos.
Pontos na palmilha indica o passo correto do idoso (Foto: Reprodução/TV Tem)
Outro projeto
Além da palmilha inteligente, os estudantes de Bauru criaram outro projeto que permite aos idosos desenvolver situações cotidianas que ficam mais difíceis com o passar dos anos. Com a montagem de pecinhas aliadas à mecatrônica, eles expõem soluções para diferentes casos.
“Criamos outro projeto que simula o idoso em uma cadeira de rodas. Criamos um protótipo que auxilia no acesso de outras plataformas”, analisa a estudante Ana Carolina Sartti, de 11 anos. A etapa nacional do evento será nos dias 9 e 10 de março em Taguatinga (DF). Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site oficial do evento.
Outro protótipo criado pelos estudantes pretende ajudar idosos em cadeira de rodas (Foto: Reprodução/TV Tem)


Comentários