Veja opções de cursos para terceira idade e de alfabetização de adultos Em São Paulo, algumas instituições oferecem aulas gratuitas.



Confira prazos e documentos para fazer as inscrições.Neste início do ano várias instituições de ensino superior localizadas em São Paulo oferecem opções de cursos para a terceira idade e para adultos não alfabetizados.

Na Universidade Cruzeiro do Sul as inscrições para o ‘Programa Saber Viver’ ficam abertas durante o mês de fevereiro. As atividades são gratuitas, entre elas estão cursos de informática, artesanato, customização de roupas e orientação para saúde.
As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no campus São Miguel (Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 225). As inscrições podem ser feitas na sala 310B do campus São Miguel, às terças e quartas-feiras, das 14h às 17h.Também é possível inscrever-se pelo telefone (11) 2037-5858. As vagas são limitadas.
A Universidade São Judas também está com as inscrições abertas para o curso ‘Universidade Aberta à Maturidade’ do primeiro semestre de ano. Para participar o candidato não precisa fazer vestibular ou qualquer prova de seleção, também não são exigidos certificados ou diplomas de cursos anteriores.

As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e às quartas-feiras, das 14h às 16h. Além dos módulos fixos, o programa oferece atividades extraclasse como palestras, congressos, visitas a museus e exposições, viagens, realizações de pesquisas e aulas de informática.
Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.usjt.br/proex/maturidade.php.
A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo também recebe inscrições para a Universidade Aberta à Maturidade, nos campi de Barueri, Ipiranga e Perdizes. Os cursos da PUC são pagos e as aulas começam em março.
O curso oferece aulas e palestras sobre assuntos diversos, além de oportunidade de participar de atividades sociais e culturais como visitas monitoradas a museus, pinacotecas, exposições, e outros espaços culturais. Para se inscrever não é necessário fazer provas nem apresentar diplomas ou certificados de escolaridade anterior, basta apresentar os seguintes documentos originais: CPF, RG e comprovante de endereço (onde conste o CEP).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3124 9600.
Alfabetização de adultos
Adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na idade considerada adequada também têm opções para retomar os estudos.
A Universidade São Judas, na unidade da Mooca, Zona Leste de São Paulo, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos ‘Lendo e Aprendendo’ e ‘Praticando Saberes’ são destinado para jovens e adultos pouco ou não escolarizados, a partir de 17 anos. O primeiro foca no aprendizado da leitura, escrita e cálculo; o segundo visa atender pessoas alfabetizadas que encontram dificuldade de expressão oral e escrita.
As aulas são ministradas por alunos do curso de pedagogia. No término do ano os alunos recebem certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.usjt.br.
Diversas unidades do Sesc pelo Brasil também estão com inscrições abertas para turmas de EJA. Comerciários, dependentes e comunidade em geral que não concluíram os estudos no tempo regular podem se inscrever. Durante os cursos do EJA, o Sesc realiza ações nas salas de leitura e bibliotecas, em mostras de artes plásticas, ações esportivas, culturais, de lazer e saúde, bem como cursos de geração de renda que são integradas aos estudos.
Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.sesc.com.br.


Comentários