Prevenção do envelhecimento precoce


O envelhecimento constitui o conjunto de modificações fisiológicas pela qual passa o nosso corpo, participa das alterações involutivas que ocorrem em diversos setores do nosso organismo.

Podemos considerar dois tipos de envelhecimento: O intrínseco ou cronológico e extrínseco ou fotoenvelhecimento. O envelhecimento cronológico é esperado, previsível, inevitável e progressivo. As alterações estão relacionadas diretamente com o tempo de vida e é programado pelo próprio organismo.

Já o fotoenvelhecimento surge nas áreas repetidamente expostas a ação dos raios ultravioleta e também devido à produção desequilibrada de radicais livres produzidos em nosso organismo em função de má alimentação, sedentarismo, tabagismo e uso de outras drogas. A pele mostra-se precocemente alterada, apresentando hipercromia (manchas), flacidez, rugas, aspereza, engrossamento entre outros, podendo variar de acordo com a predisposição individual e frequência da exposição a agentes nocivos. Como podemos ver, o envelhecimento extrínseco pode ser evitado ou pelo menos postergado com alguns cuidados simples, mas com disciplina e paciência.

Na tentativa de conter esse processo, algumas pessoas investem verdadeiras fortunas em cremes caros que nem sempre realizam a função que prometem. Na verdade, o que determina a eficácia de um cosmético ou cosmecêutico são os ativos neles presentes, a concentração destes ativos e principalmente a compatibilidade com a pele. Assim, cada disfunção precisa de um tratamento específico, manchas, oleosidade excessiva, opacidade, existe uma indicação certa para cada problema em questão, respeitando as características de cada pele.

A verdadeira dica de ouro para a prevenção do envelhecimento e até mesmo para combater os sinais já existentes será sempre o uso de um bom filtro solar, aplicado três vezes por dia a cada 4h aproximadamente. Isso por que o efeito protetor de qualquer filtro solar dura até 4h e, após esse período, a pele fica desprotegida. Lembre-se sempre que o pior horário de sol é entre 10h e 16h e o filtro aplicado às 7h

da manhã não estará agindo ao meio dia, quando você sai para almoçar ou simplesmente permanece embaixo de uma lâmpada.

Sim, é difícil encontrar o filtro solar adequado para nossa pele. Prepare-se para uma
peregrinação por marcas, tipos, preços e até cores, mas não desista nem pense que todos deixarão sua pele oleosa. Infelizmente, o que é ideal para minha pele pode não ser o melhor para você, o segredo é sempre utilizar um produto feito para a pele do rosto, livre de óleo, assim ele não estimulará as glândulas sebáceas do rosto a produzirem mais secreção e sempre acima de 30fps. Já à noite reserve um tempinho para aplicar um creme de tratamento. Eleja um
que trate sua principal queixa ou que concentre mais de um ativo num só, assim sentirá menos preguiça de aplicar todos os dias, já que o ritual de limpeza com seu sabonete líquido (específico para o rosto) também será indispensável para a permeação do seu creme. Beba muita água e ofereça vitaminas para seu organismo se alimentando bem.

Comentários