PORTUGAL:ENVELHECIMENTO

O conceito de envelhecimento está profundamente associado à sabedoria e a sonhos concretizados, mas o envelhecimento, em ultima instancia, reflecte-se no corpo. Rugas, lentidão de movimentos, rigidez articular, perda de energia, dificuldades na visão ou audição, e crescente susceptibilidade aos efeitos laterais dos medicamentos são todos reminiscências do processo do envelhecimento. Na verdade, a lesão celular e a consequente perda de função são aceleradas ao longo dos anos por factores como medicamentos, stress, tóxicos ambientais, má nutrição, e desidratação. 
O declínio na eficiência da rede de antioxidantes, abre caminho para o acumular de radicais livres e a implicação destes no envelhecimento é por demais conhecida, advogando-se a utilização de antioxidantes na gestão do envelhecimento. Estes promovem a saúde ao estimularem a imunidade, ao reduzirem os riscos cardiovasculares, ao prevenirem ou atrasarem ou reverterem a carcinogénese, ao prevenirem a trombose, etc. Os antioxidantes são capazes de prevenir ou retardar as doenças dependentes do envelhecimento, por prevenirem ou minimizarem a lesão oxidativa. Antes do advento da tecnologia, as soluções para melhor saúde eram todas oriundas da natureza. Actualmente, e apesar das enormes avanços científicos, a maioria das moléculas tem raízes em produtos naturais nomeadamente no campo das plantas. 
As propriedades antioxidantes da maioria das plantas foram identificadas como sendo devidas a compostos fenólicos, pelo que parece sensato explorar os recursos naturais dos frutos e vegetais até ao limite. O chá (Camellia sinensis) é uma bebida popular associada à boa saúde e ricaem polifenois. Assim, o papel dos antioxidantes na protecção da célula deve ser investigado até à exaustão. A capacidade humana deve ser aplicada na concentração natural deste compostos, uma vez libertos do excesso de frutos. 
É pois boa politica fazer concentrados de sumos de vegetais, bagas e alguns frutos numa proporção que não deixe elevar a frutose, mas que maximize o potencial antioxidante destes alimentos. Por outro lado, não me parece lógica a demanda por frutos exóticos como o mangustão, na perspectiva de que sejam o “mãe” de todos os antioxidantes. Mais do que uma fonte isolada de grande poder antioxidante, como os mirtilos, é importante a variedade na sua ingestão. E convém não esquecer a invulgar capacidade antioxidante das uvas pois são acessíveis e produzidas em Portugal!

Comentários