PORTUGAL: Índice de envelhecimento triplicará na Região até 2050


Na Região, a curto prazo, haverá "um aumento significativo de idosos". Na conferência de encerramento do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, avançou ainda que o índice de envelhecimento, neste momento, é de quase 75 idosos por cada cem jovens e que as estimativas apontam para uma duplicação desse índice e que o mesmo triplicará até 2050.
Segundo o governante, a Madeira tem sabido ultrapassar os desafios que se impõem com o envelhecimento demográfico. "Este desafio reclama a responsabilidade e intervenção de todos, das autarquias, das paróquias e das instituições, nomeadamente das Instituições Particulares de Solidariedade Social", disse, apontando que todos têm, em parceria, de criar mecanismos de apoio que combatam fenómenos como a exclusão social e a solidão deste segmento mais frágil da sociedade.
"A Madeira tem vindo a trilhar um caminho excelente na promoção do envelhecimento activo, desde 2009 temos um plano gerontológico, um documento estruturante que nos tem ajudado a cuidar dos mais idosos, dando-lhes uma maior qualidade de vida", recordou, frisando que esta é uma prioridade, mesmo num tempo difícil como o actual. Jardim Ramos afirmou também que criaram mais respostas sociais, que visam sinalizar os idosos sozinhos, mas que também apoiam as famílias para que estas "não cometam um grave acto de abandonar os idosos num hospital ou num lar".
Por fim, o secretário sublinhou que as sociedades devem continuar a lutar para que os idosos sejam sempre valorizados.

Comentários