Longevidade: Homem de 103 anos é exemplo de vida no município de Campo Novo de Rondônia


Quando o Srº Jorge Gama nasceu não havia rádio, televisão e sequer se sonhava em internet. Carros era uma realidade distante e as pessoas se locomoviam de trem, carroça e cavalo. Faltando apenas 5 meses para completar 103 anos de idade, o Srº Jorge diz que envelhecer é triste, mas sorri ao lembrar de alguns detalhes de sua longa vida. Só posso contar um pedaço, que se fosse pra falar tudo vocês não sairiam mais daqui desculpou-se, enquanto segura sua bengala sentado no quintal debaixo das mangueiras que é seu local preferido para passar as tardes ao lado dos filhos, netos e vizinhos que com muito carinho o visitam.
O idoso nasceu em 17 de Junho de 1910 em Miracema RJ e a década do nascimento dele foi marcada por importantes eventos históricos como a 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918), naufrágio do navio Titanic (1912) e o início da Revolução Russa (1917), a gripe espanhola, a 2ª Guerra Mundial, e como bom pai, o nascimento e a formatura dos filhos.

Mas foi a morte de sua esposa que fez Srº Jorge chorar. Ele se lembra emocionado, e mostra a casa onde viveu por mais de 26 anos com sua esposa e filhos ainda pequenos, ao todo foram 60 anos de convivência com sua mulher, ela que não teve a sorte da longevidade faleceu aos 74 anos de idade.
Carioca, ele se mudou com a família para Rondônia na década de 70, a procura de sucesso. Onde depois de passar por Cacoal e Vilhena, construiu uma vida no município de Campo Novo de Rondônia, na LC 10 Km 105, onde reside até hoje. Apesar da idade avançada, Jorge é extremamente lúcido e senhor de si. Sofre com a perda da audição e visão mas faz questão de realizar sozinho as pequenas tarefas do dia a dia. Quando um vizinho me perguntou no meu aniversário de 100 anos qual o mistério da minha vida. Eu afirmei que é comer pouco, dormir pouco e rezar muito, Disse Sr Jorge.
Orgulho do patriarca. "Ele é um pai exemplar. Um orgulho”, diz a filha, ainda conta que em todos os anos é feita uma festa para o pai sempre reunindo a família. “Todo ano é alegria, mas este está ele mais animado”, comenta. O idoso vive com um dos filhos que o cuida dele. Os outros 08 filhos, juntamente com muitos netos, bisnetos e tataranetos o visitam com muita frequência e passam parte do dia juntos. “Quando ele manda a gente embora, a gente fica no outro cômodo. A gente não o deixa sozinho. Ele tem gente para cuidar dele o tempo todo”, diz a filha. Marilene Gama uma das filhas mais novas, afirma que o pai é independente, mesmo assim precisa de atenção já que anda com um pouco mais de dificuldade devido à idade.
A preocupação é evitar quedas e ferimentos. Entre as atividades preferidas dele está a caminhada pelo sítio, quando o acompanha até as plantações ele fica por horas observando. Para os parentes, a longevidade do idoso é motivo de orgulho e um exemplo de vida. “Quem me dera eu chegar aos 80 anos! Se eu chegar aos 70 está bom demais”, brinca uma das netas.
Fonte: RONDONIAVIP

Comentários