Estudo relaciona biomarcadores com longevidade e bem-estar no envelhecimento


Processos biológicos que influenciam no envelhecimento ou favorecem maior expectativa de vida são avaliados em pesquisa
Estudo busca identificar biomarcadores em indivíduos de maior longevidade
Ainda no primeiro semestre deste ano, uma pesquisa que relaciona biomarcadores com longevidade será apresentada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A coordenação da área de Saúde e Biologia do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) finaliza a redação do projeto de pesquisa " Estudo cinético para a identificação de biomarcadores associados ao envelhecimento" , desenvolvido por meio de parceria entre universidades brasileiras e europeias que integram o IBE.
O envelhecimento e bem-estar é um dos cinco eixos temáticos trabalhados pelo instituto, que é financiado pela Comissão Europeia para promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa entre o Brasil e a União Europeia.
O projeto de pesquisa, que tem uma visão transdisciplinar e já vem sendo desenvolvido há um ano por pesquisadores, busca identificar biomarcadores em indivíduos de maior longevidade. Os marcadores que serão medidos experimentalmente são os relacionados à biologia molecular, estresse oxidativo e endocrinológicos, entre outros. O estudo tem caráter translacional, com pesquisas em ratos e seres humanos.
Elaboram o projeto pesquisadores da Unesp, Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade do Porto, Sapienza Università Di Roma e Brunel University London, com a integração de estudiosos das áreas de medicina, fisioterapia, humanidades e tecnologia.

Comentários