Dom Dadeus Grings: O único meio de viver muitos anos é envelhecer

A vida é como o vinho. O tempo aprimora o que é bom e azeda o que é ruim. O desenvolvimento humano se resume em quatro relações que devem ser aprimoradas: consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus. Realizar-se é, pela própria raiz da palavra, tornar-se real. Isso significa que somos tudo em potência. Temos uma capacidade de passar da potência para o ato, ou, o que é o mesmo, passar do virtual ao real.


Dom Dadeus Grings 
Nossa trajetória terrestre pode-se enquadrar no cálculo dos juros compostos. Não trabalhamos apenas com nossa capacidade inata, como que a calcular em juros simples nossa atividade. Nascemos desprovidos de quase tudo ou, dito de modo positivo, viemos ao mundo com uma abertura ativa de assimilação que, aos poucos, vai complexificando. Começamos a tomar consciência de nós mesmos, de nosso ser e de nosso agir, de nossas relações e de nossas metas. Percebemos os limites dentro dos quais nos cabe atuar. Por isso se chega a dizer que a vida é uma invenção. Cada um inventa seu modo de ser pela maneira que deseja para si.
Seria ingênuo quem pensasse que sua capacidade lhe basta. Fechar-se sobre si mesmo é empobrecer e acabar morrendo de inanição. Precisamos conquistar algo na vida para torná-la aceitável e real. Infelizmente, nem sempre conseguimos atingir os verdadeiros valores. Estamos mais voltados para os bens finitos do que para os infinitos, que deveríamos colocar ao alcance de nossa mente. Há sempre duas perguntas a fazer: onde estamos e onde deveríamos estar?

O ser retrata a atualidade e indica o estágio da vida em que nos encontramos. É resultado do passado, como conquista e herança, mas também antecipa, com esperança, o futuro. São Paulo caracteriza o cristão como alegre pela esperança. Fazemos o cômputo das realizações e das esperanças. Isso constitui nosso presente. É o que nos torna reais, expresso por duas palavras complementares: atualizado e realizado. Não são sinônimos. Estar atualizado é estar em dia. Não estar frustrado é sentir-se realizado.

Ser real, como pessoa, é estar bem relacionado, consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus. Consigo pela consciência, numa plena auto-estima, pela aceitação do próprio passado, nas diversas fases da vida, pela vivência do presente, com o corpo, a sexualidade equilibrada, a capacidade intelectiva e volitiva desenvolvida. Mas sempre em evolução, até o fim da vida.

Vem depois a relação com os outros como constitutiva de nosso ser. Integra nossa realização. Viver é conviver. O Evangelho sugere fazer amigos com os bens materiais, para que a vida tenha futuro. O maior tesouro que podemos amealhar na vida são as amizades. Amigos se conquistam a dura pena. Amizades se fazem em extensão e em profundidade.

Segue-se a relação com o mundo. E por fim, com Deus, princípio e fim de todas as coisas. Perpassa e dá sentido à relação consigo, com os outros e com o mundo. Mas é diferente. Transcende o imediato. Só pela fé se chega a ela. É mais íntima do que eu mesmo. Está em tudo. Chamamo-lo por isso Bem Supremo. Se encontramos algum bem em nós, nos outros e no mundo, o referimos a Ele e o vemos nele. Ele dá consistência a tudo. Só Ele realiza, isto é, torna plenamente reais as coisas e as pessoas.

Comentários

  1. Interessante Denise! Também ouvi isso de paciente meu, lúcido, de 102 anos enquanto eu fazia a fisioterapia.
    http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço do Jefh e bom feriadão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentarios e Sugestões