Campeonato de 'Lego' busca formas de melhorar a vida dos idosos


Torneio reúne jovens com idades entre 9 e 15 anos em Guarujá, SP. Público pode acompanhar as competições gratuitamente.

Arena com obstáculos utilizada em campeonato organizado pela Lego. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Uma competição bastante inusitada, mas com um objetivo nobre, tem chamado a atenção de centenas de pessoas em Guarujá, no litoral de São Paulo. O torneio 'First Lego League' reúne, até esta quarta-feira (20), crianças e jovens com idades entre 9 e 15 anos que, na base de peças de Lego, criam projetos que possuem como objetivo final facilitar a vida dos idosos.
saiba mais
O evento, que acontece no ginásio da Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3000, na Enseada), reúne 21 equipes e é a última etapa regional da competição, que já aconteceu em Salvador (BA), Uberlândia (MG), Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As cinco melhores equipes de Guarujá embarcam para Brasília (DF) em março para a fase final, que reunirá os 60 times com melhor performance.
O torneio é aberto ao público e tem entrada gratuita. Os visitantes podem conferir projetos criados com Lego e ferramentas de robótica. Um dos trabalhos apresentados é o protótipo de um relógio com GPS (Global Positioning System), idealizado para pessoas portadoras do mal de Alzheimer.
Outra atração é a maquete de um complexo totalmente adaptado para as necessidades dos idosos. Um dos integrantes do grupo que desenvolveu a ideia, Walter Alves da Silva, de 15 anos, diz que tudo foi pensado para o bem-estar da terceira idade. "Usamos toda a tecnologia disponível para desenvolver o projeto", explica.
Além das soluções para os idosos, as equipes também montaram e programaram robôs utilizando a tecnologia 'Lego Mindstorms' e um kit de missões. Eles competem entre si com suas criações em uma arena repleta de obstáculos, padronizada pela empresa dinamarquesa. Vence o robô que fizer o maior número de pontos em 2 minutos e 30 segundos.
Para se chegar aos cinco grupos vencedores, serão avaliadas as performances nas categorias Projeto de Pesquisa e Projeto do Robô e Valores (Core Values). Ainda haverá a premiação máxima, o Champion´s Award, que é dada ao time que melhor personificar o espírito do evento.

Comentários