Postura influencia no envelhecimento



É durante o processo de envelhecimento que surgem as consequências da falta de prevenção e cuidados com a saúde.Os cuidados com a postura são essenciais para retardar o processo.

Estima-se que passamos mais de 20 anos dormindo ao longo de nossa existência, o que faz essencial um sono de qualidade, sem prejuízos para saúde em longo prazo. Uma postura incorreta durante o sono e o uso de colchões e travesseiros inadequados são as causas de torcicolo, dores de cabeça, dores musculares e problemas de coluna, que podem ser agravados no futuro. É durante o processo de envelhecimento que surgem as consequências da falta de prevenção e cuidados com a saúde.

Os idosos sofrem com uma considerável alteração em sua estrutura óssea. “Na terceira idade ficamos mais baixos por conta dos encurtamentos musculares que ocorrem nas regiões da coluna cervical e lombar, diafragma e membros inferiores. Portanto, o processo natural de envelhecimento, acompanhado por fatores biológicos, traumatismos e hábitos errôneos colaboram para a mudança na posição do individuo, causando dores, dificuldade respiratória, falta de equilíbrio e as temidas quedas”, afirma Carolina Elena Carmona de Oliveira, fisioterapeuta da Duoflex”.

Para eliminar os riscos de dores nas costas é necessário sedentarismopcuidar da postura no dia a dia, durante as atividades e o sono, prevenindo lesões irreversíveis e até mesmo uma hérnia de disco. As principais causas de dores nas costas são, normalmente: sobrecarga, esforço físico, postura incorreta, obesidade, sedentarismo e até mesmo o estresse.
Outro risco para os idosos são as possíveis quedas, que podem ocorrerpor diversos fatores: má postura, perda de equilíbrio ou uso de medicamentos, perigos do ambiente, como tapetes, calçadas irregulares. Estudos afirmam haver uma relação também entre a ocorrência de quedas e de transtornos do sono, como apneia e sono diurno.

Algumas dicas ajudam para que acidentes sejam evitados e a postura do idoso mantenha-se correta e sem traumas.

Orientações para um sono com mais qualidade:
Cuidados com o travesseiro, colchão e até mesmo a temperatura do ambiente influenciam para um sono renovador e de qualidade. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura da cabeça, na hora de dormir, o ideal é utilizar um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco.
Isso facilita a circulação sanguínea e permite com que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.
Dormir de forma inadequada pode interferir no rendimento das atividades diárias e agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação.

Orientações para mover-se na cama:
O idoso deve flexionar o joelho, virando as pernas para o lado para que pretender. Entrelaçar as mãos e esticar os cotovelos simultaneamente e depois virar a cabeça. Em casos de repouso na cama por longos períodos é recomendado que o idoso mude sempre de posição e seja orientado e incentivado para tal, evitando assim um atrofiamento e o surgimento de úlceras de decúbito.

Orientações para sentar:
Deve haver um local para apoio dos braços durante o movimento de sentar e levantar. O idoso deve se aproximar o bastante do assento até encostar a parte de trás do joelho. Em seguida, deve apoiar as mãos nos braços do assento e inclinar-se para frente, flexionando o joelho até sentar. O encosto do assento deve acomodar a coluna, ombros e cabeça e pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte. O material do assento deve ser firme e de fácil higienização.

Orientações para levantar:
Para levantar da cama, o idoso deve colocar as pernas na beirada da cama, apoiar os cotovelos e as mãos e então erguer a cabeça. Feito isso é só baixar os pés no chão, sentando na cama. Com os braços apoiados e um impulso, o idoso faz o movimento para cima. Caso o idoso use bengalas ou objetos de apoio, deve certificar-se de que estão em uma superfície firme e sem riscos de escorregar.

Orientações para ficar de pé, em postura ereta:
É necessário, principalmente, consciência da importância de manter uma postura firme. Para não ficar encurvado deve haver um policiamento de deixar os pés um pouco mais afastados e posicionar o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.

Comentários