Longevidade: a história de Walter Orthmann, 90 anos


A Folha de S.Paulo de hoje (24/01/2013) traz a história de um recordista, Walter Orthmann, com 90 anos. Ele é o funcionário com mais tempo de trabalho dentro de uma única empresa: 75 anos. Esse título foi dado peloRankBrasil, o livro de recordes brasileiro.

A matéria, toda narrada em primeira pessoa, conta a trajetória de Walter dentro da empresa, como quando começou a trabalhar aos 15 anos e hoje continua na ativa visitando os clientes em diversos estados do Brasil.
Nessa história toda, Walter narra o que significa o trabalho para ele:

“Trabalhar é saúde. Se ficar em casa, você fica doente. Ao mesmo tempo, no trabalho, você não pode ficar nervoso. É preciso trabalhar com alegria e fazer o que gosta.
Eu faço o que gosto. Conheço todos os tipos de tecido, todos os panos. Não gosto de tirar férias. Eu fico nervoso. Em casa, eu durmo tarde, acordo tarde, fico com o corpo duro de ficar no sofá.

Já recebi outras ofertas de emprego quando era mais novo. Uma empresa de Brusque ofereceu até o dobro do salário. Mas nem cogitei sair.
Quando fiz 70 anos na empresa, fiz questão de fazer uma festa. E disse no meu discurso: ‘Se Deus quiser, daqui a cinco anos estarei aqui novamente para comemorar’.
E comemorei. Agora, o que vier é lucro. Vou trabalhar até a saúde me ajudar”.

Comentários