Equilíbrio na terceira idade




Pensar em futuro é também se programar financeiramente para ter uma vida adequada e saudável na terceira idade, mas o professor de educação física Vladimir Juliano de Godoi, 35 anos, ressalta que é preciso pensar ainda na previdência do corpo.

Ele explica que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), grande porcentagem de quedas de pessoas idosas acabam levando à morte. Por isso, é bom começar a praticar atividades físicas o quanto antes. “Para desenvolver o equilíbrio que é uma habilidade física e também força e flexibilidade, que são capacidades físicas”, acrescenta.

A diferença entre a habilidade e a capacidade é que a primeira pode ser aprendida e desenvolvida, já a segunda todo ser humano tem desde nascença, mesmo assim, precisa ser trabalhada.

Para Vladimir, a visibilidade para essas discussões têm aumentado na sociedade. “Sabe-se hoje que a musculação, por exemplo, não prejudica o idoso, pelo contrário, pode contribuir com o ganho de força e de resistência”, explica.

Esses assuntos farão parte da atividade “Bem-estar e equilíbrio”, promovido pelo Sesc Sorocaba, no dia 24, às 15h, e que está com inscrições abertas para 30 vagas, de graça.

Vladimir está à frente da atividade que será feita na sala 1 do Sesc. Ele conta que após uma palestra haverá um circuito a ser feito pelos idosos. “Trabalharemos atividades que eles poderão fazer em casa. A OMS afirma que 15 minutos diários de atividades físicas contribuem para o bem-estar do idoso”, declara.

As inscrições podem ser feitas por pessoas acima de 60 anos na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/41368/Equilibrio+na+terceira+idade

Comentários