Apesar dos benefícios, idoso não pode ser sobrecarregado

Cuidar dos netos é prazeroso e benéfico para a saúde do idoso. Entretanto, eles precisam de horários livres para resolver suas próprias pendências e descansar. Segundo a psicóloga e escritora Lídia Aratangy, os avós não devem ser tratados como babás de luxo. “É preciso conversar e deixar os limites claros. O pai não pode simplesmente despejar a criança na casa dos avós a qualquer hora”, afirma Lídia.


De acordo com a escritora, também é importante manter um relacionamento cordial entre os avós e os pais, pois a criança vai tomar a maneira de tratar como espelho. Quando o neto observar o seu pai ou mãe gritando, xingando ou agredindo os mais velhos, ele vai absorver isso. No futuro, poderá reproduzir esse comportamento. “Todos nós devemos lembrar que a velhice chegará em nossas vidas. Então, será importante ter um filho ou filha por perto”, diz.

Para muitas pessoas, o momento da velhice é oportuno para realizar sonhos de juventude, como uma viagem, um curso superior ou a adesão a um hobby. “É preciso ver os dois lados da moeda. Muitos permanecem ativos, mas alguns querem pensar em si, fazer coisas novas. Atividades não realizadas antes devido ao trabalho”, argumenta Marília Braga Marques, professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estudiosa do envelhecimento. (IC)

Comentários