Socialização e realização de atividades é a melhor forma de fugir da depressão



Doença é comum principalmente entre as mulheres após os 60 anos

A expectativa de vida ao nascer vem aumentando a cada ano. De acordo com dados do IBGE, em 1960 a média de vida do brasileiro era de 48 anos, atualmente esse número subiu para 73,4 anos. Tais dados mostram que o Brasil está se tornando um país de idosos, e se preocupando cada vez mais com as pessoas que alcançam a terceira idade. Em Tramandaí grande parte da população é formada por idosos e juntamente com a melhor idade surgem também certas enfermidades que podem atrapalhar a vida tranquila encontrada em uma cidade litorânea. Uma das doenças que tendem a surgir após os 60 anos é a depressão, um grande mal que pode destruir a vida de uma pessoa, no entanto, a doença tem tratamento.


De acordo com o psiquiatra Luigi Engel a depressão surge por fatores genéticos, pelo meio em que a pessoa convive, pela qualidade de vida que apresenta e pela forma de encarar as dificuldades. Entre os idosos a depressão é mais comum nas mulheres, que muitas vezes afastadas dos amigos, da família e de atividades produtivas e sociais acabam ficando deprimidas. Fatores hormonais também ajudam a ocasionar a doença.

Engel explica que a depressão não é facilmente reconhecida, no entanto, alguns sinais ajudam a identificar a enfermidade, tais como: alteração do humor, choro, falta de apetite, irritabilidade, falta de vontade de fazer qualquer atividade e isolamento social. “A pessoa perde a vontade de viver, qualquer coisa para ela passa a ser um sacrifício, tende a não querer mais ver os amigos ou a família”, afirma.

O psiquiatra explica que a doença tende a surgir também em ambientes violentos, em que aja o uso de drogas e extrema pobreza, ou em situações de estresse como em períodos pós-operatórios, ou cirúrgicos, no entanto, apesar dessa realidade, a depressão também pode ocorrer em ambientes tranquilos, em que ajam famílias estruturadas.

As principais medidas para prevenir a doença nos idosos é o carinho, a atenção, a sociabilidade e a prática de atividades. “Os idosos precisam se inserir nos grupos da terceira idade, realizar atividades com pessoas da mesma faixa etária, ir a bailes, chás, viagens, se envolver em ginástica controlada, em fim viver”, destaca Engel.

O tratamento para a depressão geralmente é demorado e precisa ser feito com muita cautela, o uso de medicações por vezes é necessário, no entanto, conforme explica o psiquiatra, tudo é realizado com extremo cuidado. “É preciso conversar com o idoso, ver o histórico familiar, verificar o que ele realmente está precisando. Aos poucos ir inserindo ele em grupos da terceira idade e usar medicamentos, sempre de forma controlada e com extremo monitoramento”.

Tramandaí possui grupos da Terceira Idade como o Renascer, que organiza diversas atividades para a melhor idade. Em Imbé, ocorrem aulas de ginástica gratuita para a Terceira Idade, através do projeto Viva a Melhor Idade. As aulas ocorrem segundas, quartas e sextas no Centro de Imbé, e nos balneários: Presidente, Mariluz e Albatroz em horários diferenciados. Além de saúde, o projeto colabora com a socialização, pois outros encontros como chás e viagens também são organizados pelo grupo.

Comentários