PORTUGAL:Envelhecimento activo, intergeracional e de excelência no ‘Portugal Maior 2012’



O envelhecimento activo ocupa o palco da FIL num congresso que se realiza em Lisboa entre 6 e 9 de Dezembro. Fruto da parceria entre a Escola Superior de Educação João de Deus e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) - Feiras, Congressos e Eventos, a iniciativa PORTUGAL MAIOR - Encontro Internacional para o Envelhecimento Activo cabe à Licenciatura em Gerontologia Social daquele estabelecimento de ensino.

O evento adquire uma relevância especial tendo em conta que se espera que, em 2050, cerca de 50% da população tenha mais de 50 anos. Nesse ano Portugal terá 37,73% pessoas com 65 anos ou mais. Assim, perspectiva-se um crescimento de negócio neste mercado e uma maior rentabilidade e realização pessoal e profissional das pessoas com +50.

O III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria será este ano consagrado às temáticas "Juventude e Maiores: envelhecimento activo e solidariedade intra e intergeracionalidade" e "O adoecer, a doença e o envelhecimento activo". O congresso irá contar com 129 intervenientes nas comunicações e apresentações com 14 posters.

Para um envelhecimento activo, a promoção da saúde e a prevenção da doença, o encontro visa promover o debate científico sobre um envelhecimento digno e sensibilizar a população idosa e a sociedade em geral para as estratégias de longevidade.

Entre as conclusões procurar-se-á, ainda, proporcionar informação aos idosos, aos seus familiares e cuidadores sobre os recursos (bens e serviços) disponíveis no mercado. O carácter multidisciplinar deste evento apresenta um objectivo natural que pretende congregar um conjunto de investigadores para explanarem e dissecarem as últimas teorias e experiências no campo social da saúde e da doença.

Para António Ponces de Carvalho, Director da ESE João de Deus, estes serão “momentos imperdíveis para potenciar novas oportunidades de emprego e aprendizagem (ao longo da vida) e incentivar as instituições socioculturais e pedagógicas a preparar a juventude para o seu próprio processo de envelhecimento”.

O PORTUGAL MAIOR ocorre quando passa o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Comentários