Modelo Mental e Envelhecimento


Ellen Langer é uma PHD professora de psicologia da Universidade de Harvard, que gosta de pesquisas que desafiam o senso comum. Em 1979 fez um estudo com um grupo de homens de 75 anos de idade. Eles foram convidados a passar uma semana em um hotel e somente poderiam trazer objetos anteriores a 1959.

Quando chegaram ao hotel, foi pedido que durante a estadia agissem com se estivessem no ano de 1959, um período em que tinham 55 anos de idade. Se vestiram com roupas da época, falavam de assuntos dos anos cinquenta, conversavam sobre o trabalho como se estivessem ainda na ativa, além disto a decoração, revistas e jornais, todos eram de duas décadas anteriores.

Langer queria provar que o nosso modelo mental tem uma influência direta no processo de envelhecimento, e foi exatamente o que aconteceu.

Antes da pesquisa os participantes foram avaliados em todo aspecto que deteriora com a idade: força física, postura, percepção, cognição e memória. Após o retiro de uma semana os homens tinham melhorado em todos estes índices, inclusive uma melhora de 10% na visão. Suas fotos antes e depois foram mostradas para pessoas alheias ao estudo, e perguntado quantos anos tinham, eles estavam em média com aparência 3 anos mais jovens.

Portanto podemos dizer que temos 3 idades, uma cronológica, por exemplo tenho 43 anos, uma biológica, que tem a ver com a idade do meu corpo, que vai depender do desgaste que ele sofreu nestes 43 anos. Se consigo correr em uma esteira como um jovem de 30, tenho um corpo mais jovem que os meus 43, e por último uma idade psicológica, se sonho e tenho entusiasmo, este estado tem um impacto no meu ser.

Comentários