Terceira idade com qualidade de vida


Envelhecer com qualidade de vida, é o grande dilema do novo século. O fato natural da vida de todo indivíduo é ser levado para o envelhecimento, um processo encantador capaz de permitir ao ser humano passar por sensações e momentos, ainda que estejam divididos entre bons e maus. O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. É assim que se destaca a aplicação da Fisioterapia Geriátrica e dos benefícios dos exercícios, pois gostaria de salientar que a nossa estrutura óssea, cartilaginosa e ligamentar se alteram também com o envelhecimento e, com isso, os discos da coluna vertebral ficam desidratados, a artrose é comum e consequentemente, a elasticidade dos tecidos diminuem, ficando mais susceptíveis a lesões.

O objetivo principal então, é retirar a dor pois com essa é muito difícil o idoso dar continuidade a um programa de exercício, portanto devemos procurar de todas as formas promover conforto para os nossos pacientes e, em seguida, elaborar um planejamento especifico para cada pessoa da terceira idade.

Fisioterapia Geriátrica é um campo de atuação que busca a reabilitação dos pacientes, busca ainda a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso. Utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes, a Fisioterapia Geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade.
No que diz respeito as atividades físicas, hoje em dia é preconizado mundialmente que as atividades de caráter aeróbio devem ser prescritas individualmente, os batimentos devem ser acompanhados e a atividade programada e supervisionada por um Profissional de Educação Física especialista na área de Treinamento.

Além de todos cuidados com a parte central ( Sistema Cardiorrespiratório) é necessário um programa complementar que dê suporte a parte muscular, para a saúde articular. Uma atividade física bem programada parte do princípio da revalidação dos estímulos, ou seja, é necessário incorporar na sua rotina diferentes; velocidades, distâncias e tempo de recuperação.

Para obter resultados nas suas caminhadas é necessário elevar os seus batimentos a uma frequência mínima. Essa medida é obtida através de um teste de esforço no consultório médico e depois deve ser conferida por seu treinador em um teste prático de rua, pois outras condições como; temperatura, terreno, hidratação e repouso adequado modificam esse parâmetro.

Dicas de Longevidade
Conte até cinco – De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse é o número mínimo de porções de frutas e vegetais que uma pessoa deve comer por dia. A OMS defende que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e minerais pode reduzir em até 40% o risco de câncer.

Moderação com a carne vermelha – Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%. Mas não a evite. Proteínas são essenciais para quem faz atividade física regularmente, não só porque dão resistência mas também porque ajudam a tornear os músculos.

Reduza o sal- Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

Vá ao oftalmologista- Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade, também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.

Durma bem – Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

Invista em cultura – Depois de acompanhar 12.000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e frequentar concertos musicais.

Mantenha a mente ativa – Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.

Tenha horário – Evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde, principalmente em lugares reconhecidamente poluídos. É quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romper num vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.


Envelhecer com qualidade de vida, é o grande dilema do novo século.

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias.

Devemos procurar formas para promover conforto para o idoso e, em seguida, elaborar um planejamento especifico para cada pessoa da terceira idade.

Dicas como cuidados na alimentação, cuidados com o sono, realização de exames preventivos e de manter a mente ativa são alguns fatores que levarão a longevidade.

Comentários