Sinais visíveis de envelhecimento indicam maior risco cardíaco



Pessoas com três a quatro indícios, como calvície e depósitos de gordura na pálpebra, tinham 57% maior risco de ataque cardíaco.
Pessoas com três a quatro indícios, como calvície e depósitos de gordura na pálpebra, tinham 57% maior risco de ataque cardíaco
Foto: Divulgação

Pessoas com mais sinais visíveis de envelhecimento estão em maior risco de problemas cardíacos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

O estudo sugere que aqueles que tinham entre três e quatro sinais de envelhecimento, como calvície nas têmporas, calvície na coroa da cabeça, prega lobular ou depósitos de gordura ao redor da pálpebra (xanthelasmata), tinham 57% maior risco de ataque cardíaco e 39% maior risco de doença cardíaca.
"Os sinais visíveis de envelhecimento refletem a idade fisiológica ou biológica e não a idade cronológica, e é independente desse último fator", afirma a autora sênior Anne Tybjaerg-Hansen.

Os pesquisadores analisaram 10.885 participantes com 40 anos de idade e mais velhos (45% de mulheres). Destes, 7.537 tiveram calvície frontoparietal (calvície nas têmporas), 3.938 tiveram calvície na coroa superior, 3.405 tiveram prega lobular, e 678 tinham depósitos de gordura ao redor dos olhos.
Em 35 anos de acompanhamento, 3.401 participantes desenvolveram doença cardíaca e 1.708 tiveram um ataque cardíaco.

Individualmente e combinados, estes sinais previram ataque cardíaco e doenças do coração independente de fatores de risco tradicionais. Depósitos de gordura ao redor dos olhos eram o mais forte preditor individual tanto de ataque cardíaco quanto de doenças do coração.

Ataque cardíaco e risco de doença cardíaca aumentaram com cada sinal adicional de envelhecimento em todos os grupos etários e entre homens e mulheres. O maior risco era para pessoas com 70 anos de idade e aqueles com múltiplos sinais do envelhecimento.
No estudo, os enfermeiros e técnicos de laboratório observaram a quantidade de cabelos brancos, a proeminência de rugas, o tipo e a extensão da calvície, a presença da prega lobular e depósitos pálpebra.

"Verificar os sinais visíveis de envelhecimento deve ser parte da rotina de exame físico de cada médico", conclui Tybjaerg-Hansen.



Comentários