Restrição calórica diminui efeitos do envelhecimento





A dieta que conta com restrição de calorias é a única forma comprovada de perder peso corporal e manter a gordura em níveis saudáveis. Várias publicações abordam os benefícios de se reduzir a ingesta calórica para evitar o envelhecimento, principalmente com manifestações celulares. E para reforçar esse corpo de evidências, um trabalho publicado na revista Aging Cell (agosto de 2012) trouxe seus achados.

Os autores analisaram a variabilidade da frequência cardíaca, um marcador da função cardíaca autônoma (o esforço do seu coração para te manter vivo). Dois grupos, com idades entre 35 a 82 anos, foram distribuídos em dieta restritiva e padrão.

Direto para os resultados: o grupo com restrição calórica era mais magro e apresentou frequência cardíaca menor. Para efeitos de comparação, as pessoas que fizeram a restrição calórica apresentaram saúde cardíaca de indivíduos 20 anos mais jovens, em média.

A dieta parece afetar as funções autônomas do organismo (ações automáticas para a sobrevivência). Logo, para controlar o envelhecimento e sofrer menos com os efeitos deletérios é preciso controlar a dieta. Além da qualidade dos alimentos é necessário pensar na quantidade. A ajuda de um nutricionista é fundamental para distribuir e escolher adequadamente os alimentos, e conservar as funções orgânicas.
Que tal comer para se manter jovem?

Comentários