Projeto de valorização aos idosos é bem sucedido entre as famílias maristas


Chá com os avós ressalta a afetividade entre as famílias. Projeto de valorização aos idosos é bem sucedido entre as famílias maristas.

Todo mundo sabe que, com o passar do tempo, vai envelhecer. Algo que na teoria parece muito claro, muitas vezes se contradiz com a prática, principalmente quando se está na tão sonhada “flor da idade”. É comum que haja entre as gerações, muitos conflitos, mas o respeito e tolerância são fundamentais para o bom relacionamento. Para os mais jovens, deter essa flexibilidade pode ser menos difícil que os mais velhos. A família tem um papel importantíssimo nesse processo, mas a escola pode e deve contribuir na aproximação das crianças e jovens, aos idosos, principalmente para promover o respeito mútuo.

Pensando nessa perspectiva, no início do segundo trimestre letivo, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação das educadoras Gisely Ferreira e Janice Correia, desenvolveram e participaram ativamente do projeto educativo “Construindo conhecimento, costurando afetividade”, com o objetivo de incentivar a valorização ao idoso. Tomando como referência maior, o projeto de leitura, “Cântaro das Letras”, os estudantes leram e trabalharam diversas atividades do livro “A colcha de retalhos”, escrito por Conceil Correa e Nye Ribeiro, que retrata a convivência de Felipe com sua avó. Nessa obra infantil, os personagens vão reunindo e costurando lembranças engraçadas, tristes, alegres, e com o passar do tempo, Felipe vai descobrindo o verdadeiro sentido da saudade. “O livro resgata muito bem, os valores das memórias, tão importantes para que a criança constitua a sua identidade, por isso optamos em utilizá-lo para o ponta pé inicial do projeto”, explica a educadora Gisely Ferreira.

A partir dessa leitura diversos temas sobre os idosos foram trabalhados, desde os seus direitos a sua qualidade de vida. Como atividade prática, os estudantes puderam visitar o Lar da Providência, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Um espaço destinado aos idosos, que tem atendido às pessoas carentes, e também funciona como regime de pensionato. Para a educadora Janice Correia, a visita foi extremamente produtiva, principalmente pela sensibilização despertada nas crianças. “Foi um dia muito especial para nossos alunos, eles gostaram muito dessa proposta, e nós tentamos fazer com que eles interagissem o tempo todos com os idosos, principalmente através da contação de histórias”, expôs a educadora Janice. “Essa visita me deixou muito feliz, principalmente porque meus avós moram em Salvador aí não os vejo como gostaria, mesmo assim, procurei ficar juntinhos dos avós do Lar e fiquei dando carinho e abraços neles, assim é como se meus avós tivessem perto de mim de novo”, diz Walfgang Silva (7 anos) da turma A, traduzindo o seu sentimento de saudade.

Além da visita prática e das produções textuais, a terceira etapa do projeto teve como objetivo resgatar a história da família. As crianças pesquisaram a respeito das práticas talentosas dos seus avós, e no último dia 31 de outubro, às 16h, foi realizado para as famílias dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, o evento “Meu vô e minha vó são shows”. A proposta foi favorecer os talentos dos avós desde a produção de bordados, de origami, pinturas em telas até poesias recitadas, demonstrações que ocasionaram orgulho aos netos. Após as apresentações foi oferecido um chá para as famílias, um momento muito especial e que o ingrediente principal foi à afetividade. “Achei muito legal participar desse chá com os meus avós, e gostei muito também de ouvir a vovó Babi contando a história do jacaré apaixonado, não vou esquecer nunca”, comenta Yasmim Leitão (8 anos) estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, turma B.

O projeto educativo teve um apoio enorme das famílias e foi muito bem sucedido, e por isso não encerra por aí. É que durante a SEMACC 2012, haverá exposições com os trabalhos dos alunos, contação de história e a apresentação do Grupo de Dança da 3ª idade, do SESC. Vale a pena conferir tudo! Fique de olho em alguns momentos marcantes desse projeto.

Comentários