Idosos recebem atendimento prioritário no Procon em Rio Claro


Com novo projeto, esse público terá casos atendidos em até 10 dias. Por dia, ao menos 60 idosos são atendidos pela unidade do município.Casos de pessoas com mais de 60 anos passaram a ter prioridade no atendimento da Fundação de Proteção ao Consumidor (Procon) de Rio Claro (SP). Antes, idosos tinham que esperar como qualquer outro consumidor e o prazo para o fim do processo era de até 30 dias. Com o novo projeto, os problemas devem ser resolvidos em até 10 dias.

Pelos menos 60 idosos são atendidos por dia pelo Procon de Rio Claro. Eles são as maiores vítimas do comércio e das prestadoras de serviço. “Eu tinha pago a conta do telefone e eles cobraram de mim outra vez”, contou a aposentada Inês Fontana.

Aposentada recebe atendimento no Procon de Rio Claro, SP (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)Aposentada recebe atendimento no Procon de
Rio Claro, SP (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Segundo o coordenador do Procon, Sérgio Santoro, o atendimento se tornou prioritário para evitar esses abusos. “Idoso às vezes tem uma certa dificuldade para entender contratos, para entender como funciona o próprio sistema financeiro e cabe ao Procon orientar de uma forma mais eficiente e dar mais esse suporte ao seu entendimento”, explicou.

Com isso, toda reclamação protocolada por idosos vai ganhar mais agilidade. Ele vai para o atendente e já imediatamente seu processo passa a ter prioridade na frente dos outros, na resolução de problemas, na marcação de audiências e o próprio Procon se encarrega de encaminhar à Justiça”, afirmou Santoro.

Os consumidores interessados em ser atendidos pelo Procon de Rio Claro, devem procurar a sede da fundação na cidade, localizada na Avenida 5, número 345.

Problemas
Mesmo com esse tipo de iniciativa existente em Rio Claro, os idosos ainda enfrentam muitas dificuldades. Em São Carlos, uma aposentada de 77 anos contratou uma empresa para fazer reforma em sua casa, mas o serviço não ficou bom.

Idosa diz ter sido vítima de golpe durante reforma em São Carlos, SP (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Idosa diz ter sido vítima de golpe durante reforma
em São Carlos, SP (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Em poucos dias, as paredes começaram a descascar e ela fez uma reclamação, mas os responsáveis não foram encontrados. A aposentada tentou procurar a empresa por um panfleto deixado com ela, mas no endereço há apenas um imóvel vazio e nos três telefones de contato não foi possível falar com os responsáveis. O resultado foi um prejuízo de R$ 4 mil.

O problema desta aposentada é um reflexo do que pode acontecer com a maioria dos idosos, muitas vezes com dificuldade de locomoção. Segundo o defensor público Rodrigo Emiliano, nesses casos, podem ser representados por procuradores. “Na maioria dos atos de um processo não é preciso a presença de uma pessoa, ela pode ser representada por um advogado ou um defensor público”.

Ainda segundo Emiliano, os maiores problemas envolvendo os idosos são em questões familiares ou por problemas como consumidor. “Os idosos são muito impulsivos e às vezes acabam comprando coisas com preços muito elevados e só depois quando a conta chega é que veem o tamanho do prejuízo”.

Segundo o defensor, a resolução desses casos é garantida. “O consumidor é muito cercado e protegido contra casos de cobrança abusiva, por exemplo”, explicou.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/11/idosos-recebem-atendimento-prioritario-no-procon-em-rio-claro.html

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