Conheça os tratamentos mais recomendados contra as rugas




A BUSCA POR PROCEDIMENTOS QUE ATENUAM A PRESENÇA DAS RUGAS É CADA VEZ MAIORPor motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença das rugas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.


Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea.

Cremes antirrugas: Existem três tipos de cremes contra as rugas: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos. Enquanto os cosméticos apenas hidratam a pele, sem alterar a sua estrutura, os cosmecêuticos prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos. Eles são utilizados em pacientes com a pele sensível e têm como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiacidos e as vitaminas C e E. Entre os medicamentos, o mais famoso e indicado é o ácido retinoico.

Para aplicar o creme da forma correta, aconselha-se sempre fazer movimentos que "levantem" a pele, sempre acompanhando a musculatura natural da pele. A movimentação correta levará ao efeito de lifting.

Acupuntura: Essa técnica milenar já vem sido usada há muito tempo para o combate a rugas. A acupuntura se baseia no princípio da medicina oriental de que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio no organismo.

A acupuntura facial harmoniza a energia do corpo e provoca reações fisiológicas diretamente na pele, como aumento da circulação sanguínea local. Por consequência, há maior oxigenação da pele e estímulo da produção de colágeno e elastina. Para suavizar as linhas de expressão da testa, geralmente, as agulhas são aplicadas na própria testa, entre as sobrancelhas, em uma região chamada de glabela.

Ginástica facial: A ginástica facial vai além de fazer caretas em frente ao espelho. Os exercícios não fazem milagres na pele, mas, certamente, atenuam as marcas mais profundas. O trabalho feito visa a tonificar a musculatura da face, que está abaixo das camadas de pele desta região. Ao fazer o exercício adequado, as fibras musculares ficam mais vascularizadas e o sangue leva oxigênio. Isso tonifica o músculo e o deixa encorpado. Com a tonificação muscular e a oxigenação, a pele ficará com aspecto mais jovial.

Toxina botulínica: As aplicações de toxina botulínica são tão polêmicas quanto populares. Ela atenua as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade, em média, a cada seis meses.

Patches antirrugas: Imagine colar um patch em sua pele e, quase que imediatamente, ele causar um lifting nela. Parece bom demais, mas os patches antirrugas, na verdade, proporcionam apenas um efeito temporário. Por isso, são indicados para uso em dias de festa, como o famoso 'efeito cinderela'.

Laser: Esse tratamento, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. O mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.

Peeling químico: O peeling químico consiste em um processo que remove a pele morta e estimula a renovação celular, aumentando a sua velocidade. Para que isso aconteça, compostos de concentrações elevadas de ácido são usados sobre a pele. O efeito é uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas superficiais atenuadas. No entanto, para que o objetivo seja alcançado com êxito, é necessário um número considerável de sessões, a melhora acontece a partir da sexta sessão, e isso também depende da profundidade das rugas.

Preenchimento e terapia celular: Na terapia celular, os fibroblastos (as células da derme, que é a segunda camada da pele), são cultivados em laboratório e, mais tarde, recolocados. O seu intuito é promover maior produção de colágeno. A terapia celular é mais eficiente do que outros preenchimentos cutâneos utilizados, como é o caso do ácido hialurônico.

Comentários