Avanços na medicina garantem qualidade de vida aos idosos


Em Itapetininga, SP, a população com mais de 60 anos aumentou 59%.Geriatra afirma que tratamentos e vacinas aumentam a expectativa de vida.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população com mais de 60 anos cresceu em Itapetininga (SP). Entre 2000 e 2010, o crescimento foi de 59%. O município tem 16.366 idosos, sendo 7.245 homens e 9.121 mulheres.

A geriatra Cássia Maria Braga Stocco relaciona os avanços da medicina ao crescimento dessa população. Segundo ela, muitas doenças que matavam por falta de tratamento, hoje são curáveis e isso aumenta a expectativa de vida. “Doenças como tuberculose, tétano e difteria. Hoje a medicina tem como tratar essas doenças e evitar algumas delas por meio de vacinas. Isso faz com que as pessoas vivam mais”, comenta.

O aposentado João Lopes comemora os resultados que conseguiu depois de buscar ajuda médica. Ele conta que ficou sem enxergar por seis anos. Depois que operou a visão, a vida dele mudou completamente. Mais ativo, ele comenta que voltou a fazer atividades que precisa se ajuda das pessoas. “Agora, por exemplo, consigo comer sozinho, tomar um cafezinho gosto”, brinca.

Outro fator que tem dado longevidade são as atividades físicas. A aposentada Ivelize Borniotto, de 84 anos, é um exemplo de quem busca a qualidade de vida. Ela conta que tem muita vontade de viver. Para garantir a saúde ela faz caminhadas, conversar e procura cuidar da alimentação. As atividades, os cuidados com a saúde ajudam a manter a disposição diariamente. “Eu caminho muito, o dia inteiro. Eu não fico parada. Quanto mais eu ando, menos tenho dores nas pernas. Se eu ficar sentada, não agüento de tanta dor”, diz.

Já o aposentado José Euzébio da Silva encontrou na jardinagem uma forma de se manter ativo. Cuidar do jardim é uma das atividades preferidas dele. “No jardim eu gosto de plantar alguma coisa para deixar mais alegre”, comenta.

Comentários