Atendimento aos idosos ganha mais agilidade em Montes Claros



O Centro Mais Vida Eny Faria de Oliveira funciona em Montes Claros desde 2009, oferecendo atendimento especializado aos idosos, não apenas do município mas de 86 cidades do Norte de Minas. Mantido pelo Governo Estadual através do programa Mais Vida, o centro oferece atendimento com geriatras, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros, todos especializados no atendimento aos idosos.

O Centro Mais Vida é ainda referência regional no tratamento do Mal de Alzheimer, do Mal de Parkinson e da osteoporose.

Recentemente ficou mais fácil para os idosos conseguirem atendimento no Centro Mais Vida. Segundo a gerente administrativa do Centro, Eleneuza Luiz Cézar, um novo sistema permite que as consultas sejam marcadas diretamente através das unidades de atendimento à saúde do município.

-Os idosos que procurarem os Centros de Saúde e as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) de Montes Claros já sairão destes lugares com a consulta agendada no Centro Mais Vida, destaca.

Ela explica que o Centro Mais Vida é voltado para atender idosos “frágeis”, ou seja, pessoas com mais de 80 anos ou que tenham entre 60 e 80 anos e sofram de cinco problemas de saúde diagnosticados, sendo os mais comuns nesta idade os relacionados às diabetes, hipertensão e disfunções na tireoide. Também são classificados como frágeis os idosos que necessitam de cinco ou mais medicamentos por dia, ou que estejam acamados, ou ainda que possuam dificuldades de locomoção.

O Centro Mais Vida é ainda referência regional no tratamento do Mal de Alzheimer, do Mal de Parkinson e da osteoporose.

-Infelizmente, uma grande parcela dos idosos da cidade simplesmente não conhece o serviço, que é gratuito, diz a gerente administrativa do centro.

Segundo dados da Coordenadoria Municipal do Idoso de Montes Claros, a população idosa do município gira em torno de 33 mil pessoas.

O Centro Mais Vida fica localizado na Rua Primeiro Centenário, nº 101, bairro Cândida Câmara, atrás do Hospital Universitário. Mas os atendimentos só são marcados através de encaminhamento dos Centros de Saúde e das UBS´s.
http://www.onorte.net/noticias.php?id=41192

Comentários