Aposentadoria não será o fim da carreira


O envelhecimento vai exigir mais oportunidades de trabalho e estudos para os idosos em 2030

A população de brasileiros com mais de 60 anos de idade, em 2030, será de 41,1 milhões. Um aumento de 96,6% em relação aos 20,9 milhões de sessentões apurados em 2010.

“Quem vai ter 60 anos em 2030 hoje tem por volta de 45 anos. Para essa geração, a vida profissional não vai acabar aos 60 anos com a aposentadoria. Ao contrário, vai ser a chance de se reciclar e começar um novo ciclo de trabalho. Estudando mais ou investindo num sonho como empreendedor. Hoje, por exemplo, já se percebe uma atualização no comportamento do idoso. Há 20 anos, o idoso ficava em casa cuidando dos netos, hoje uma pessoa de 60 anos estão saindo para namorar”, disse Luciano Schweizer , coordenador do setor privado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Em 2030, segundo Schweizer, a terceira idade vai começar, realmente, por volta dos 70 ou 75 anos.

O estudo sobre envelhecimento, divulgado ontem pelo do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), fez um balanço sobre os impactos financeiros no INSS, no SUS e nos planos de saúde.

Aposentados fazem vigília pelo fim do fator
Cerca de 300 aposentados de todo o país foram ontem à Brasília para pressionar os deputados federais. A vigília dos idosos pediu a votação do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário, fórmula que é aplicada no cálculo da aposentadoria e reduz em até 40% valor do benefício, de acordo com a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida na época da concessão. O governo é contra a extinção do redutor. Hoje, os aposentados repetem o protesto na Câmara.

Comentários