ANGOLA: Aberto seminário sobre Inserção do Envelhecimento na Comunicação Social


Luanda – Um seminário sobre a Inserção das questões do Envelhecimento na Comunicação Social-Responsabilidade do Jornalismo foi aberto hoje, segunda-feira, em Luanda, pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.


O encontro, que decorre durante dois dias, tem por objectivo partilhar conhecimentos que facilitem a abordagem multidimensional: Biofisiológica, psicológica, cultural e social do envelhecimento, além de reflectir sobre a actual situação da pessoa idosa em Angola.

Abordar as diferentes etapas do envelhecimento e a distinção entre idoso e terceira idade, bem como dar a conhecer os instrumentos internacionais e nacionais de protecção da pessoa idosa constam dos objectivos do certame.

No seminário, que visa capacitação de jornalistas, estão a ser abordados temas como “A problemática do envelhecimento”, “Envelhecimento Activo- O grade desafio ”, “Abordagem das questões de envelhecimento na Comunicação Social” e o “Envelhecimento e políticas socais”.

O encontro, organizado pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), está inserido na celebração do 30 de Novembro, Dia do Idoso em Angola, data instituída pelo decreto do Conselho de Ministros numero 1/05 de 10 de Janeiro, com objectivo de prestar reconhecimento e respeito pelo papel e contributo do idoso na sociedade.

Estiveram presentes na cerimónia de abertura do encontro a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, a vice-governadora de Luanda para área Política e Social, Juvelina Imperial, directores do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e MINARS.

Comentários