Universidade da Terceira Idade trabalha pela integração do idoso à sociedade


Na última reportagem da Série Idosos, vamos conhecer o Programa Universidade da Terceira Idade. O Uniterci nasceu em 1991, buscando relacionar o tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, com a vida, o cotidiano, os desafios e os saberes dos idosos. Hoje, mais de 20 anos depois, o Uniterci, vinculado ao Grupo de Estudos e pesquisas sobre o Envelhecimento Humano na Amazônia da Universidade Federal do Pará (SENECTUS/UFPA), busca a integração dos mais velhos com a comunidade, gerando conhecimentos acerca do processo de envelhecer e da velhice. 

Com o objetivo de unir a academia à terceira idade, unindo o viés da realização de estudos científicos sobre o envelhecimento ao mais puro contato com a experiência de vida dos que passaram dos 60, o Uniterci oferece várias atividades de cultura, lazer e educação para os seus participantes. As pesquisas desenvolvidas seguem linhas diversas, desde atualização cultural até a violência contra os idosos.

Qualidade de vida – “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida”, diz o Artigo 295 da Constituição Brasileira de 1988. De acordo com a coordenadora do Uniterci, socióloga Maria Leonice de Alencar, os projetos do Programa trazem bons resultados.

“A melhoria da qualidade de vida é observada a partir de relatos dos próprios idosos, bem como de nossas percepções sobre as mudanças de comportamentos, os hábitos mais saudáveis, as atitudes e o exercício de novos papeis sociais”, afirma Leonice.
Ressignificação – Ainda segundo a coordenadora, as atividades da Universidade buscam sempre fazer com que o idoso se encontre na sociedade, entendendo sua atuação e sua importância, transformando quaisquer estereótipos que existam sobre a terceira idade. “O objetivo do Uniterci é ressignificar a velhice, ou seja, desconstruir a imagem negativa que, culturalmente, na sociedade ocidental, foi construída sobre a velhice, e isso se dá por meio de processos educativos, que incluem atividades sociopolíticas e culturais”.

Ela também salienta que a imagem do idoso, hoje, é de destaque. Entretanto antigos problemas ainda persistem. “Atualmente, a pessoa idosa tem um papel atuante na sociedade quando observamos idosos mantenedores de famílias e participando da vida pública. Além disso, é notória, ainda, uma representação negativa do idoso, bem como idosos que sofrem diversos tipos de violência, principalmente no espaço doméstico. Nesse sentido, cabe à sociedade, aos governos das diversas esferas promoverem e desenvolverem projetos e ações educativas que permitam construir uma nova imagem da pessoa idosa”.

Balanço – Podem participar das atividades pessoas com mais de 55 anos. As inscrições são realizadas na última semana de fevereiro. Em 2012, as iniciativas trouxeram um saldo positivo à Uniterci, e as perspectivas são de ampliação das ações, em função das demandas apresentadas, como explica Leonice.

“Observa-se que, ao longo dos 20 anos de implantação do Programa Uniterci, a sua relevância para a sociedade e comunidade universitária se constitui em produção de conhecimentos por meio de estudos e pesquisas, bem como em espaço de sociabilidade, onde as pessoas com 60 ou mais exercitam os seus direitos, como sujeitos e protagonistas, cumprindo o que estabelece o Estatuto do Idoso”, finaliza.


Comentários