Tratamento com toxina botulínica previne envelhecimento capilar

Plástica capilar não leva formol em sua composição. Efeito pode durar até quatro meses. Toxina botulínica, substância comumente aplicada para combater o envelhecimento da pele, agora também é utilizada em salões de beleza para tratamentos capilares.

Conhecida popularmente como plástica capilar, o produto preenche as falhas na estrutura do fio, deixando-os mais alinhados, lisos, hidratados e jovens.

De acordo com o professor do curso de Estética e Imagem Pessoal da Unopar, Robson Carlos Lopes, “a técnica é uma reconstrução capilar que acontece no interior da fibra, de dentro para fora. Além da queratina, o produto devolve umidade e outros elementos que fazem parte da estrutura do fio, como minerais  essenciais, compostos de vitaminas, uma combinação de ativos, lipídios, ceramidas, colágeno e elastina.”

O tratamento com toxina botulínica vegetal é indicado para cabelos ressecados, porosos, com cutícula exposta e sem brilho. Com o excesso de procedimentos químicos - mudança na cor ou na forma - ou o desgaste natural, os fios perdem queratina - proteína responsável pela proteção, flexibilidade e brilho e que representa 85% de sua composição.

O professor explica que a aplicação do produto leva entre uma hora e meia e três horas e exige o uso de equipamento termo-ativo (chapinha). O tratamento deve ser feito por um profissional, após uma avaliação da estrutura capilar. “No diagnóstico é observada a estrutura do fio para saber se a fibra está saudável ou danificada. Também é realizada uma prova de toque, com o intuito de identificar se a pessoa tem algum tipo de alergia ao produto.”, afirma.

No caso das grávidas não é aconselhável a utilização da técnica. A toxina botulínica e o ácido hialurônico podem provocar irritação nos olhos e na pele.

Robson Lopes frisa que a plástica capilar é um tratamento e não um procedimento químico de mudança de forma. O produto não leva formol em sua composição, mas em cabelos com alisamento, progressiva ou relaxamento, o resultado destes processos é potencializado, prolongando o efeito liso e sem volume.

A ação do produto dura entre dois e quatro meses. O valor do procedimento varia de acordo com o comprimento, a estrutura e a densidade dos fios. No entanto, o preço médio do procedimento em Londrina é de R$ 260.

Dicas para um cabelo bem bonito e bem tratado
Robson Lopes destaca que além da utilização de produtos adequados para o tipo de cabelo, evitar o excesso de químicos e ter um vida saudável são pontos essenciais para manter as madeixas bonitas.
“A regra é simples. Viver bem. Manter uma vida regrada com bons hábitos. Uma rotina de cuidados com a saúde vai refletir em seus cabelos.”, finaliza.

Comentários