Superalimentos


A industrialização trouxe incontáveis benefícios para a vida cotidiana, mas tem uma desvantagem. Quanto mais nos baseamos na fabricação humana e na tecnologia, mais distantes parecemos ficar do mundo natural. Nossos estilos de vida sobrecarregados e estressantes e dietas pré-empacotadas nos expõem a numerosos riscos de saúde: doenças cardiovasculares, diabetes, infecções e câncer – só para nomear algumas.
alho
Pesquisadores médicos e companhias farmacêuticas desenvolveram várias drogas sintéticas para combater essas doenças. Para algumas dessas terapias, os potenciais efeitos colaterais parecer superar os riscos da doença.
Mas existem remédios e preventivos naturais de doenças em abundância. Centenas de “superalimentos” saborosos contêm nutrientes, antioxidantes e outros elementos que podem acabar com infecções, suprimir células de câncer, regular os níveis de açúcar do sangue, fortalecer ossos e ajudar a perder peso enquanto os comemos.
Desde o início da história da humanidade, alimentos e ervas têm sido usados para combater e curar doenças. Pesquisas modernas confirmam o valor de alguns remédios populares e revelam outros benefícios de certos alimentos. Veja que benefícios à saúde você pode desfrutar dos 10 superalimentos explorados neste artigo.
Mirtilo - Os índios norte-americanos acreditavam que o mirtilo fosse mágico. Eles o usavam para tingir roupas. Os colonizadores europeus esmagavam-no para colorir a tinta. Mas ambas as culturas reconheciam o valor alimentar – e medicinal – das bagas.
Pequenas usinas geradoras de antioxidantes, o mirtilo fresco e doce nos protege de cima a baixo. Altas concentrações de antocianina criam a cor azul, mas elas também podem proteger a visão e combater energicamente os radicais livres causadores de câncer. Outro antioxidante, o ácido elágico, parece inibir o crescimento de tumores. [O ácido elágico é responsável pela coloração vermelha de frutas parentes do mirtilo, como amora, framboesa, cereja e morango.]
O mirtilo pode até reduzir a gordura abdominal. Esses efeitos são melhores quando o mirtilo é adicionado a uma dieta de baixas calorias, mas um estudo da Universidade de Michigan com animais descobriu que o mirtilo era benéfico até mesmo em dietas altamente calóricas. O mirtilo afeta a maneira como a gordura é armazenada e queimadas, e também melhora o uso de glicose do corpo.
Mel - Pinturas em cavernas na Espanha datando de 7.000 antes de Cristo mostram pessoas coletando mel de colmeias. Templos, tumbas e sarcófagos de faraós e reis egípcios zunem com descrições de abelhas e mel. Virgílio e Plínio enalteceram o mel. Hipócrates prescrevia-o. Os exércitos romanos invasores levavam com eles colmeias para alimentos, remédio e energia. Os antigos bretãos atribuíam sua força ao hidromel, uma bebida de mel fermentado.
Ao contrário do açúcar, o mel é um adoçante rico em nutrientes, que fornece numerosos sais minerais e vitaminas do complexo B, C, D e E. Os carboidratos concentrados aumenta a energia para os esportes. Paradoxalmente, o mel também dá sono. Ele alivia dores de garganta e acalma as tosses noturnas.
Estudos mostraram uma baixa nos níveis de triglicérides no sangue em pessoas que comiam mel. Ele diminuiu o crescimento de tumores e a difusão do câncer em ratos. O mel inibe as células que causam câncer na bexiga e protege contra a colite. Ele tem propriedades antissépticas que o tornam um bom tratamento tópico para infecções, dores e queimaduras.
Para alergias ao pólen, mel local é um remédio mais agradável e barato que injeções. O mel colhido num raio de 32 km de sua residência pode inoculá-lo contra o pólen das redondezas. Leila Denmark, pediatra graduada pelo Medical College of Georgia em 1928 que praticou a medicina até os 103 anos de idade, recomenda adicionar uma colher de chá (2,1g) de mel local à sua dieta diária para curar alergias ao pólen.
Feijões - Feijões têm baixo teor de gordura, alto teor de fibra, são ricos em proteína e livres de colesterol. Como o mel, os feijões em grão (preto, branco, rajado, rosinha e grão-de-bico) abaixam os triglicérides, a gordura do sangue que pode causar ataques cardíacos. Eles também baixam os níveis de mau colesterol do sangue (HDL). O alto conteúdo de carboidrato e fibra dos feijões ajuda a regular o açúcar do sangue para manter a diabetes sob controle. OS feijões também podem ajudar a prevenir o câncer de cólon, justamente por serem tão ricos em fibras.
A dose mágica parece ser de 1/2 a 3/4 de xícara (50 a 75 gramas) de feijão cozido todos os dias. Essa quantidade mostrou:
Reduzir os triglicérides em 17%
Baixar o colesterol em 10% em média
Neutralizar a acidez estomacal
Proteger contra o câncer de mama
Reduzir os níveis de açúcar e insulina no plasma em pessoas com diabetes do tipo 2
Fortalecer os ossos
Como bônus adicional, pessoas que comem feijão regularmente tendem a pesar menos – quase 3,2 kg – do que pessoas que raramente o comem. A dica para evitar gases: deixe o feijão de molho por uma noite antes de cozinhá-lo.
Brócolis - O brócolis é seu aliado contra um monte de doenças. Ele está cheio de antioxidantes que combatem fortemente o câncer gástrico, de pulmão, cólon, próstata e mama. O 3-Indol-carbinol, um substância sulfurada especial contida no brócoli, pode:
Parar a multiplicação das células de câncer na mama e na próstata
Inibir a reprodução celular do vírus da herpes
Diminuir o crescimento das células de câncer de tireoide e bócio
Erradicar o H. pylori, uma bactéria ligada a úlceras e cânceres do estômago [fonte: Fahey, Zhang and Talalay]
O brócolis contém numerosos sais minerais e vitaminas, incluindo cromo, um elemento importante na regulação do açúcar no sangue e da insulina. Seus altos níveis de betacaroteno e de ácido fólico ajudam a evitar a catarata. O ácido fólico erradica o vírus que causa câncer cervical. O brócolis é uma boa fonte não laticínio de cálcio, um elemento necessário para fortalecer os ossos e um agente que pode baixar a pressão sanguínea.
O vegetal também pode nos tornar mais inteligentes também. Ele fornece ferro, que é importante para o funcionamento saudável do cérebro. Ele contém o elemento traço boro, que aumenta a atividade das ondas cerebrais e acelera as respostas físicas. E todo aquele betacaroteno do brócolis melhora sua capacidade de pensar.
Cebola - Um dos remédios mais antigos da civilização, as cebolas também foram usadas para pagar o aluguel e para congratular recém-casados. A cebola é rica em antioxidantes e, possivelmente, e um dos melhores alimentos de combate ao câncer que se pode comer. As cebolas echalotas, roxas e amarelas são as fontes alimentícias mais ricas de quercetina, um potente antioxidante. Os numerosos agentes anticancerígenos nas cebolas são eficazes contra:
Câncer de boca
Câncer de garganta
Câncer de pulmão
Câncer de estômago
Câncer colorretal
Câncer de mama
Câncer de ovário
Câncer de próstata
Câncer de fígado
Comer muita cebola pode reduzir o risco de câncer de garganta em 88%, e o de próstata em 71%. Vidalia, na Geórgia (EUA), terra da cebola Vidalia, tem um terço da taxa de câncer no estômago que o resto da população dos EUA.
As cebolas também fazem bem para o coração. Elas baixam o colesterol e a pressão sanguínea. Contêm anticoagulantes que afinam o sangue e reduzem o entupimento de artérias. E podem até bloquear a atividade de coagulação sanguínea que alguns alimentos gordurosos produzem.
Há séculos as cebolas são um tratamento para diabetes comprovado por pesquisas. Cozida ou crua, a cebola abaixa o nível de açúcar no sangue. Quanto mais cebola você comer, maior é o efeito.
As cebolas também nos ajudam a combater um sem-número de outras dores e indisposições. Elas são naturalmente antibióticas, antivirais, antissépticas e anti-inflamatórias. Ajudam a dilatar brônquios, tornando a respiração mais fácil para os asmáticos leves, para quem sofre da febre do feno e para quem tem bronquite crônica. As cebolas podem até nos ajudar a lidar com o estresse. A quercetina é um sedativo leve que induz ao relaxamento e ao sono.
Batata Doce - Nos EUA, a batata-doce foi o alimento básico durante as guerras revolucionária e civil. No final dos anos 1920, as pessoas comiam cerca de 14 kg por ano. Mas hoje ela raramente é posta nas mesas norte-americanas fora do feriado de Ação de Graças. No Brasil, a batata-doce ocupa o sexto lugar entre as hortaliças mais plantadas, correspondendo a uma produção anual de 500 mil toneladas, e o quarto lugar entre as mais consumidas. Durante as festas juninas, a batata-doce tem lugar de honra na mesa do brasileiro, quando é consumida cozida, assada, frita, em doce, como purê, em bolos e pães.
Apesar do alto consumo no Brasil e na Ásia (o continente é responsável por 90% da produção mundial), a batata-doce, deveria ter um lugar na mesa todos os dias. Batata-doces tem mega quantidades do antioxidante betacaroteno, grandes quantidades de vitaminas e sais minerais e muita fibra. As únicas coisas nas quais a batata-doce é magra são gordura, colesterol e calorias. Ela está ligada à prevenção de doenças cardíacas, derrames, numerosos cânceres e catarata. Comer batata-doce diariamente reduz em 22% o risco de ataque cardíaco em mulheres, e diminui em 40% a 70% as chances de um derrame em pessoas do sexo feminino.
A batata-doce também pode aumentar a saúde do seu fígado. Um estudo japonês publicado em 2007 mostrou níveis reduzidos significativos de indicações de hepatite em homens que bebiam uma bebida feita de variedade de casca roxa. A atividade da batata-doce na estabilização do açúcar no sangue e na melhoria da resistência da insulina pode ajudar a evitar a diabetes.
Chá - Chás podem ser herbais, mas nós vamos falar, na verdade, sobre o chá – preto, verde, branco e oolong (tipo de chá chinês) – que é feito das folhas da Camellia sinensis. Ela é um parente das camélias que muita gente usa no paisagismo.
O chá está carregado de catequinas que quebram o câncer. O chá verde é o que tem mais. Hirota Fujiki, do Instituto de Pesquisa do Centro Nacional do Câncer, no Japão, sugere que beber chá é uma forma prática de prevenir o câncer. Catequinas são também antibacterianas, uma qualidade que torna o chá um trunfo na prevenção de úlceras estomacais.
Os chás verde e preto reduzem os fatores de risco para doenças do coração baixando a pressão sanguínea e reduzindo o colesterol total. O chá também dilata os vasos sanguíneos para um melhor fluxo do sangue. Ele impede que as plaquetas se agrupem e trabalha para dissolver coágulos no sangue. Isso ajuda a reduzir os danos que as dietas ricas em gordura provocam nas artérias.
Em mulheres mais velhas, beber chá também pode desenvolver densidade óssea, É uma boa fonte de manganês, que é importante para ossos fortes.
Iogurte - O iogurte tem sido reconhecido há muito tempo por sua capacidade de prevenir e curar a diarreia. Ele mata a bactéria que provoca distúrbios intestinais, e uma pesquisa recente mostra que a atividade antibacteriana do iogurte pode trabalhar o tempo todo no seu corpo para estimular todo o sistema imunológico. O iogurte mata até a bactéria que causa o odor corporal.
Esse produto laticínio reduz significativamente sua susceptibilidade a alergias de pólen, febre do feno e resfriados se você começar a comê-lo três meses antes do início da estação do pólen e do resfriado – você pode comê-lo durante todo o ano para o máximo de benefícios. Ele tem atividade antiviral e anticâncer também. Elas estimulam as células do seu corpo que combatem infecções, chamadas anticorpos, a atacar vírus e tumores. Os iogurtes contendo o Lactobacillus acidophilus, lactobacilo que produz a fermentação do leite, evita infecções por fungos e pode reduzir a incidência de câncer de cólon.
Alho - Entre os 61 usos médicos que o naturalista romano Plínio, o Velho (23-79 antes de Cristo) atribui ao alho em seu “Naturalis Historia” estão:
Limpar mordidas de animais
Curar doenças de pele
Expelir parasitas intestinais
Eliminar tumores
Extrair flechas
Provavelmente você nunca precisará extrair uma flecha, mas você pode obter numerosos benefícios à saúde comendo alho. As propriedades antibacterianas que tornaram o alho um tratamento tópico eficaz por milhares de anos funcionam bem dentro do nosso corpo também.
Pesquisadores identificaram mais de 30 agentes de combate ao câncer no alho e na sua prima, a cebola. Em estudos com ratos, a dieta de alho reduziu em 75% os tumores no cólon, evitou em 100% o câncer no esôfago, e bloqueou 70% do câncer de mama. Um estudo alemão descobriu que o alho pode ser tóxico para células malignas. O alho pode ser o melhor alimento anticâncer que há por aí, especialmente para o câncer no estômago. Sua ação antibacteriana mata o H. pylori, a bactéria que supostamente causa os cânceres no estômago e no cólon.
Em matéria de coração, comer um ou dois dentes de alho por dia reduz em 13% a 25% os triglicérides, e baixa a pressão sanguínea, o colesterol e os perigos de coágulos sanguíneos. O alho combate os coágulos melhor que a aspirina. Ele trabalha de oito diferentes formas para impedir o agrupamento de plaquetas; a aspirina tem apenas uma ação.

Comentários