Profissão do futuro: cuidador de idosos


O brasileiro está vivendo mais. Dados do último censo do IBGE de 2010 mostram que só na cidade de São Paulo 8% das pessoas já passaram dos 65 anos. Diante desse cenário, uma carreira que começa a despontar e promete ser bastante promissora é a de cuidador de idosos. Entre suas principais atividade estão acompanhar, ministrar medicação, ajudar na alimentação e na higiene de idosos com dificuldades de locomoção e/ou família com estrutura para abrigá-lo na própria casa.


Segundo pesquisa da Datafolha, o salário de um cuidador que não dorme no emprego varia entre 900 e 2 mil reais, de seis a oito horas diárias, com uma folga semanal. Embora a profissão ainda não esteja regulamentada, já tramita no Senado o projeto de lei n° 284/2011 que regulamenta a carreira e estabelece exigências, como ensino fundamental completo e curso de formação.

Para ser um profissional cuidador, o ideal é fazer o curso lançado, recentemente, pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O curso tem duração de 120 horas e as aulas são via web site com tutoria, além de serem exigidas duas oficinas presenciais, com explicações e dicas práticas de diferentes profissionais: médicos fisiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e até mesmo advogados e estilistas.


Comentários