Produto com filtro solar pode retardar envelhecimento do fio


É verdade que cabelo envelhece? Sim! Quem esclarece quando e por que isso acontece, como identificar o problema e o que fazer para frear ou pelo menos desacelerar esse processo é o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, de São Paulo, professor da Fundação Pele Saudável e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP) e da Sociedade Brasileira do Cabelo. Confira.

É possível retardar o envelhecimento do cabelo com cosmético.
VERDADE. Os mais indicados são os produtos capilares que contêm filtro solar, hidratantes, proteínas e vitaminas, pois deixam o fio mais saudável e resistente.
O cabelo começa a envelhecer quando atingimos a puberdade.
MITO. Assim como todas as células do corpo, os fios iniciam o processo de envelhecimento quando ainda estamos no útero. Porém, a velocidade com que isso acontece varia conforme a raça: o ritmo é mais acelerado entre as branquinhas, intermediário nas que têm pele amarela, caso das asiáticas, e lento nas negras.
Assim como acontece com o organismo, a fibra capilar envelhece naturalmente com o passar do tempo.
VERDADE. O envelhecimento cronológico deixa o cabelo mais fino e diminui a quantidade dele, que passa de 600 fios por centímetro quadrado no couro cabeludo para cerca de 300 na faixa dos 80 anos. Mas vale ressaltar que o envelhecimento também está atrelado aos agentes externos, como poluição, cigarro, sol e tratamentos químicos.
O branqueamento é sinal de queda na produção dos pigmentos que dão cor ao cabelo.
VERDADE. As células responsáveis por isso, os melanócitos, geralmente começam a morrer após os 30 anos de idade.
O cabelo envelhecido é reconhecido somente pela ausência de cor.
MITO. Fios frágeis e quebradiços também entregam que o cabelo envelheceu. Geralmente, isso acontece a partir dos 40 anos devido a uma redução significativa (e esperada) dos hormônios.
Nas mulheres, o primeiro lugar do corpo a ter fios brancos é a cabeça.
VERDADE. Só depois é que os pêlos pubianos embranquecem. Nos homens, tudo se inicia pela barba, a cabeça vem na sequência, assim como o tórax e, por último, a região genital.

Comentários