Preços para Terceira Idade tendem a subir

 Obras e grandes eventos dos próximos anos no país vão impactar na inflação dos idosos - Rio - Grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, aliados a investimentos em obras como as do Porto Maravilha atrairão milhares de turistas para o Rio e para o país nos próximos anos. Com isso, os preços de restaurantes, roupas, hotéis, cinemas, teatro, transportes e imóveis tendem a subir, impactando diretamente nos gastos da população carioca, em especial de aposentados e pensionistas do INSS que moram na cidade. Na avaliação de Marco Aurélio Cabral, economista do Ibmec, inflações setorizadas serão as responsáveis pelo aumento do custo de vida para o pessoal da Terceira Idade.
“Esse segmento da população deve sentir o impacto na renda. Setores de alimentação, vestuários e de diversão tendem a ficar mais caros”, afirma o economista.
Foto: ABr
Cloviomar Caranine, economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Rio, afirma que os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo (R$ 622) tende a sentir mais a sensação de alta dos custos.
“Quem recebe mais que o piso previdenciário vem tendo a reposição da inflação, enquanto o pessoal que ganha o mínimo vem recebendo aumentos reais devido à política de valorização do piso nacional”, analisa.
Marco Aurélio Cabral do Ibmec ressalta, no entanto, que o aposentado deve aproveitar o momento e criar alternativas. “O carioca deve redescobrir a cidade. Buscar locais que não estarão tão caros com a chegada de turistas. Pode até tentar ganhar um dinheiro extra, prestando serviços, cozinhando para fora, trabalhando em agências de turismo”, aconselha o economista.

Comentários