População mais velha detém 19,4% da renda


BRASIL. Faixa etária injetou R$ 28,5 bilhões por mês na economia - População mais velha detém 19,4% da renda
Rio de Janeiro, RJ – Num cenário de envelhecimento acelerado da população do País, os idosos foram responsáveis por quase um quinto da renda (19,4%) das famílias brasileiras em 2011, uma proporção maior do que a que ocupam na distribuição da população.

Saíram de suas carteiras uma injeção mensal de R$ 28,5 bilhões na economiabrasileira. Os dados são de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão ligado à Presidência da República), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE.

Nos lares onde viviam, as pessoas com 60 anos ou mais respondiam por uma parcela ainda maior do rendimento total: 64,5%. E a principal fonte era a seguridade social, segundo o Ipea.

Graças à correção do salário mínimo acima da inflação nos últimos anos, as aposentadorias e pensões correspondiam a 69,5% do rendimento dos idosos –15 milhões eram beneficiários, de um total de 23 milhões de pessoas com ao menos 60 anos no País. Para Ana Amélia Camarano, demógrafa do Ipea, esses números mostram que o Brasil “conseguiu enfrentar o problema da falta de uma renda garantida e da pobreza na velhice” – diferentemente de outros países.

Comentários