Os benefícios gerados pela pratica da hidroginástica por idosos


Com o crescimento da população idosa em virtude do crescimento da expectativa de vida, o percentual do grupo conhecido como 3°idade vem em uma escala crescente, nos fazendo atentar para a necessidade de uma adequação na pratica do desporto que atenda a necessidade desse grupo.
A introdução do exercício físico na vida do idoso traz uma serie de benefícios, entre eles podemos destacar a melhora na condição física, a socialização, melhorar no sistema cardiorrespiratório, tonos musculares e etc.
O envelhecimento e seus efeitos no individuo
O envelhecimento além de ser um processo continuo, ele traz o declínio de forma progressiva dos processos fisiológicos. Por isso esta ligado a varias formas de limitação física e psicológica. Fazendo com que o individuo tenha uma sensação de incapacidade. Ainda assim levando a crer que esta impossibilitam da pratica de atividade física e como consequência diminuindo sua qualidade de vida.
Entretanto é necessário atentar que o processo fisiológico do envelhecimento não deve ser encarado como um acontecimento patológico. Por isso devemos lembrar que a ausência da atividade física acelera o envelhecimento.
Dessa forma o envelhecimento pode e deve ser encarado como algo que promova a qualidade de vida trazendo harmonia na vida do idoso. E nunca como um processo limitatório do individuo.
Benefícios da hidroginástica para o idoso
Dentre as varias forma de atividade física a hidroginástica oferece vantagens significativas. Entre elas estão a redução dos impactos nas articulações. Tudo isso graças as propriedades físicas da água.
A pratica da hidroginástica auxilia na manutenção da aptidão física, e como beneficio ainda podemos citar a redução do peso corporal melhoria na circulação, regulagem e melhoria na força e consequentemente na massa muscular.

Comentários