No Dia do idoso, saúde dos olhos ganha foco


Projeto do Visão Institutos Oftalmológicos presta assistência a pacientes da terceira idade, onde problemas de visão são muito mais comuns

O dia do idoso é comemorado em 1º de outubro. Com a proximidade da data, ganham luz questões ligadas à saúde na terceira idade, especialmente à saúde dos olhos, que tende a se debilitar com o avanço da idade. Nessa fase da vida, os problemas de visão mais comuns são a Degeneração macular, Presbiopia, Catarata e o Glaucoma. Há também a preocupação com a retinopatia diabética, que ameaça os portadores de diabete mellitus tipo 1.

Para todas essas doenças, cujos sintomas e consequências prejudicam a qualidade de vida do idoso, há tratamento. E é pensando em resgatar essa qualidade de vida que o Visão Institutos Oftalmológicos realiza um trabalho social desde 2009. O projeto “Melhor Idade, Melhor Visão” é voltado para a terceira idade, e durante todo esse ano tem atendido o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho.

O projeto concede consultas, exames e cirurgias de graça para os idosos. Só em 2012 já foram atendidos mais de 60 idosos. Com a assistência, os contemplados podem voltar a realizar as atividades deixadas de lado, como ler um livro, assistir televisão e cozinhar. Outras vantagens da solução dos problemas oculares são mais agilidade e diminuição dos riscos de acidentes domésticos.

As doenças - A degeneração macular resulta em uma perda de visão no centro do campo visual por danos na retina. Torna difícil ou impossível de ler ou reconhecer rostos. Com ela a visão periférica ainda é suficiente para permitir outras atividades cotidianas. A presbiopia, ou vista cansada, ocasiona o enrijecimento dos músculos ciliares, aparecendo já por volta dos 40 anos de idade. O processo é progressivo, e piora com a idade, mas costuma se estabilizar em torno dos 60 anos.

A catarata é a opacidade do cristalino que leva ao embaçamento da visão. Pode ser congênita ou adquirida, causada por traumas oculares, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta ou por diabetes. As adquiridas são mais comuns acima dos 60 anos. Também causada por diabetes, a retinopatia diabética é uma lesão causada à retina por complicações da doença. É uma das grandes causas de cegueira.

Já o Glaucoma tem como complicação quase inevitável a perda visual, que é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. O termo é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina. Pode ter como causas o aumento súbito da pressão intraocular, genética, catarata avançada, lesões oculares, diabetes ou uso de corticoides.

Comentários